quinta-feira, 30 de junho de 2011

Bento XVI, nesta quarta-feira (29), comemorou 60 anos de sua ordenação sacerdotal

Parabéns Santo Padre

Homilia de Bento XVI nos 60 anos de sacerdócio e entrega do Pálio

Quarta-feira, 29 de junho de 2011

Santa Missa no 60º aniversário de Ordenação Sacerdotal de Bento XVI
e entrega do Pálio aos novos Arcebispos Metropolitanos


Basílica de São Pedro

Amados irmãos e irmãs!

"Non iam servos, sed amicos" - "Já não vos chamo servos, mas amigos" (cf. Jo 15, 15). Passados sessenta anos da minha Ordenação Sacerdotal, sinto ainda ressoar no meu íntimo estas palavras de Jesus, que o nosso grande Arcebispo, o Cardeal Faulhaber, com voz já um pouco fraca, mas firme, dirigiu a nós, novos sacerdotes, no final da cerimônia da Ordenação. Segundo o ordenamento litúrgico daquele tempo, esta proclamação significava então a explícita concessão aos novos sacerdotes do mandato de perdoar os pecados. "Já não sois servos, mas amigos":
eu sabia e sentia que esta não era, naquele momento, apenas uma frase "de cerimônia"; e que era mais do que uma mera citação da Sagrada Escritura. Estava certo disto: neste momento, Ele mesmo, o Senhor, di-la a mim de modo muito pessoal. No Batismo e na Confirmação, Ele já nos atraíra a Si, acolhera-nos na família de Deus. Mas o que estava a acontecer naquele momento ainda era algo mais. Ele chama-me amigo. Acolhe-me no círculo daqueles que receberam a sua palavra no Cenáculo; no círculo daqueles que Ele conhece de um modo muito particular e que chegam assim a conhecê-Lo de modo particular. Concede-me a faculdade, que quase amedronta, de fazer aquilo que só Ele, o Filho de Deus, pode legitimamente dizer e fazer: Eu te perdoo os teus pecados. Ele quer que eu – por seu mandato – possa pronunciar com o seu "Eu" uma palavra que não é meramente palavra mas ação que produz uma mudança no mais íntimo do ser. Sei que, por detrás de tais palavras, está a sua Paixão por nossa causa e em nosso favor. Sei que o perdão tem o seu preço: na sua Paixão, Ele desceu até ao fundo tenebroso e sórdido do nosso pecado. Desceu até à noite da nossa culpa, e só assim esta pode ser transformada. E, através do mandato de perdoar, Ele permite-me lançar um olhar ao abismo do homem e à grandeza do seu padecer por nós, homens, que me deixa intuir a grandeza do seu amor. Diz-me Ele em confidência: "Já não és servo, mas amigo". Ele confia-me as palavras da Consagração na Eucaristia. Ele considera-me capaz de anunciar a sua Palavra, de explicá-la retamente e de a levar aos homens de hoje. Ele entrega-Se a mim. "Já não sois servos, mas amigos": trata-se de uma afirmação que gera uma grande alegria interior mas ao mesmo tempo, na sua grandeza, pode fazer-nos sentir ao longo dos decênios calafrios com todas as experiências da própria fraqueza e da sua bondade inexaurível.

"Já não sois servos, mas amigos": nesta frase está encerrado o programa inteiro de uma vida sacerdotal. O que é verdadeiramente a amizade? Idem velle, idem nolle – querer as mesmas coisas e não querer as mesmas coisas: diziam os antigos. A amizade é uma comunhão do pensar e do querer. O Senhor não se cansa de nos dizer a mesma coisa: "Conheço os meus e os meus conhecem-Me" (cf. Jo 10, 14). O Pastor chama os seus pelo nome (cf. Jo 10, 3). Ele conhece-me por nome. Não sou um ser anônimo qualquer, na infinidade do universo. Conhece-me de modo muito pessoal. E eu? Conheço-O a Ele? A amizade que Ele me dedica pode apenas traduzir-se em que também eu O procure conhecer cada vez melhor; que eu, na Escritura, nos Sacramentos, no encontro da oração, na comunhão dos Santos, nas pessoas que se aproximam de mim mandadas por Ele, procure conhecer sempre mais a Ele próprio. A amizade não é apenas conhecimento; é sobretudo comunhão do querer. Significa que a minha vontade cresce rumo ao "sim" da adesão à d’Ele. De fato, a sua vontade não é uma vontade externa e alheia a mim mesmo, à qual mais ou menos voluntariamente me submeto ou então nem sequer me submeto. Não! Na amizade, a minha vontade, crescendo, une-se à d’Ele: a sua vontade torna-se a minha, e é precisamente assim que me torno de verdade eu mesmo.
Além da comunhão de pensamento e de vontade, o Senhor menciona um terceiro e novo elemento: Ele dá a sua vida por nós (cf. Jo 15, 13; 10, 15). Senhor, ajudai-me a conhecer-Vos cada vez melhor! Ajudai-me a identificar-me cada vez mais com a vossa vontade! Ajudai-me a viver a minha existência, não para mim mesmo, mas a vivê-la juntamente convoco para os outros! Ajudai-me a tornar-me sempre mais vosso amigo!

Essa palavra de Jesus sobre a amizade situa-se no contexto do discurso sobre a videira. O Senhor relaciona a imagem da videira com uma tarefa dada aos discípulos: "Eu vos destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça" (Jo 15, 16). A primeira tarefa dada aos discípulos, aos amigos, é pôr-se a caminho – destinei, para que vades –, sair de si mesmos e ir ao encontro dos outros. A par dessa, podemos ouvir também a frase que o Ressuscitado dirige aos seus e que aparece na conclusão do Evangelho de Mateus: "Ide fazer discípulos de todas as nações…" (cf. Mt 28, 19). O Senhor exorta-nos a superar as fronteiras do ambiente onde vivemos e levar ao mundo dos outros o Evangelho, para que permeie tudo e, assim, o mundo se abra ao Reino de Deus. Isto pode trazer-nos à memória que o próprio Deus saiu de Si, abandonou a sua glória, para vir à nossa procura e trazer-nos a sua luz e o seu amor. Queremos seguir Deus que Se põe a caminho, vencendo a preguiça de permanecer cômodos em nós mesmos, para que Ele mesmo possa entrar no mundo.

Depois da palavra sobre o pôr-se a caminho, Jesus continua: dai fruto, um fruto que permaneça! Que fruto espera Ele de nós? Qual é o fruto que permanece? Sabemos que o fruto da videira são as uvas, com as quais depois se prepara o vinho. Por agora detenhamo-nos sobre esta imagem. Para que as uvas possam amadurecer e tornar-se boas, é preciso o sol mas também a chuva, o dia e a noite. Para que deem um vinho de qualidade, precisam de ser pisadas, há que aguardar com paciência a fermentação, tem-se de seguir com cuidadosa atenção os processos de maturação. Características do vinho de qualidade são não só a suavidade, mas também a riqueza das tonalidades, o variado aroma que se desenvolveu nos processos da maturação e da fermentação. E por acaso não constitui já tudo isto uma imagem da vida humana e, de modo muito particular, da nossa vida de sacerdotes? Precisamos do sol e da chuva, da serenidade e da dificuldade, das fases de purificação e de prova mas também dos tempos de caminho radioso com o Evangelho.
Num olhar de retrospectiva, podemos agradecer a Deus por ambas as coisas: pelas dificuldades e pelas alegrias, pela horas escuras e pelas horas felizes. Em ambas reconhecemos a presença contínua do seu amor, que incessantemente nos conduz e sustenta.

Agora, porém, devemos interrogar-nos: de que gênero é o fruto que o Senhor espera de nós? O vinho é imagem do amor: este é o verdadeiro fruto que permanece, aquele que Deus quer de nós. Mas não esqueçamos que, no Antigo Testamento, o vinho que se espera das uvas boas é sobretudo imagem da justiça, que se desenvolve numa vida segundo a lei de Deus. E não digamos que esta é uma visão veterotestamentária, já superada. Não! Isto permanece sempre verdadeiro. O autêntico conteúdo da Lei, a sua summa, é o amor a Deus e ao próximo. Este duplo amor, porém, não é qualquer coisa simplesmente doce; traz consigo o peso da paciência, da humildade, da maturação na educação e assimilação da nossa vontade à vontade de Deus, à vontade de Jesus Cristo, o Amigo. Só deste modo, tornando verdadeiro e reto todo o nosso ser, é que o amor se torna também verdadeiro, só assim é um fruto maduro. A sua exigência intrínseca, ou seja,
a fidelidade a Cristo e à sua Igreja requer sempre que se realize também no sofrimento. É precisamente assim que cresce a verdadeira alegria. No fundo, a essência do amor, do verdadeiro fruto, corresponde à palavra relativa ao pôr-se a caminho, ao ir: amor significa abandonar-se, dar-se; leva consigo o sinal da cruz. Neste contexto, disse uma vez Gregório Magno: Se tendeis para Deus, tende cuidado que não O alcanceis sozinhos (cf. H Ev 1, 6, 6: PL 76, 1097s). Trata-se de uma advertência que nós, sacerdotes, devemos ter intimamente presente cada dia.

Queridos amigos, talvez me tenha demorado demasiado com a recordação interior dos sessenta anos do meu ministério sacerdotal. Agora é tempo de pensar àquilo que é próprio deste momento.

Na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, antes de mais nada dirijo a minha mais cordial saudação ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e à Delegação por ele enviada, cuja aprazível visita na ocasião feliz da festa dos Santos Apóstolos Padroeiros de Roma vivamente agradeço. Saúdo também os Senhores Cardeais, os Irmãos no Episcopado, os Senhores Embaixadores e as autoridades civis, como também os sacerdotes, os colegas da minha Missa Nova, os religiosos e os fiéis leigos. A todos agradeço a presença e a oração.

Aos Arcebispos Metropolitanos nomeados depois da última festa dos grandes Apóstolos, será agora imposto o pálio. Este, que significa? Pode recordar-nos em primeiro lugar o jugo suave de Cristo que nos é colocado aos ombros (cf. Mt 11, 29-30). O jugo de Cristo coincide com a sua amizade. É um jugo de amizade e, consequentemente, um "jugo suave", mas por isso mesmo também um jugo que exige e plasma. É o jugo da sua vontade, que é uma vontade de verdade e de amor. Assim, para nós, é, sobretudo, o jugo de introduzir outros na amizade com Cristo e de estar à disposição dos outros, de cuidarmos deles como Pastores. E assim chegamos a um novo significado do pálio: este é tecido com a lã de cordeiros, que são benzidos na festa de Santa Inês. Deste modo recorda-nos o Pastor que Se tornou, Ele mesmo, Cordeiro por nosso amor. Recorda-nos Cristo que Se pôs a caminho pelos montes e descampados, aonde o seu cordeiro – a humanidade – se extraviara. Recorda-nos como Ele pôs o cordeiro, ou seja, a humanidade – a mim – aos seus ombros, para me trazer de regresso a casa. E assim nos recorda que, como Pastores ao seu serviço, devemos também nós carregar os outros, pô-los por assim dizer aos nossos ombros e levá-los a Cristo. Recorda-nos que podemos ser Pastores do seu rebanho, que continua sempre a ser d’Ele e não se torna nosso. Por fim, o pálio significa também, de modo muito concreto, a comunhão dos Pastores da Igreja com Pedro e com os seus sucessores: significa que devemos ser Pastores para a unidade e na unidade, e que só na unidade, de que Pedro é símbolo, guiamos verdadeiramente para Cristo.

Sessenta anos de ministério sacerdotal! Queridos amigos, talvez me tenha demorado demais nos pormenores. Mas, nesta hora, senti-me impelido a olhar para aquilo que caracterizou estes decênios. Senti-me impelido a dizer-vos – a todos os presbíteros e Bispos, mas também aos fiéis da Igreja – uma palavra de esperança e encorajamento; uma palavra, amadurecida na experiência, sobre o fato que o Senhor é bom. Mas esta é sobretudo uma hora de gratidão: gratidão ao Senhor pela amizade que me concedeu e que deseja conceder a todos nós. Gratidão às pessoas que me formaram e acompanharam. E, subjacente a tudo isto, a oração para que um dia o Senhor na sua bondade nos acolha e faça contemplar a sua glória. Amém.













Grifos do blog


Fotos (celebração): Canção Nova

quarta-feira, 29 de junho de 2011

ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO PE. JOSÉ HORÁCIO

É com grande alegria que no dia 18 deste mês de junho, celebramos com a Santa Eucaristia, presidida pelo Magnífico Senhor Reitor Pe. José Horácio, a graça do seu primeiro ano de ministério sacerdotal.




Ano que fora marcado por uma entrega total e sem reservas, por levar a cada um dos que por sua vida passam Cristo, nosso Senhor. Por isso, nós seminaristas, seus familiares, amigos, irmãos no sacerdócio, agradecemos a Deus por nos presentear com o seu “SIM”.


















Agradecemos com eterno júbilo por fazer parte de nossas vidas, por nos orientar e conduzir ao Pai e por ser tão fecundo o seu ministério ao ponto de inquietar o coração dos que lhe são confiados.
















Por Sem. Cleverton










19 de Junho - Festa da Santíssima Trindade












A celebração foi presidida pelo Pe. José Horácio, Reitor do Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus.

terça-feira, 28 de junho de 2011

JMJ2011: Vaticano divulga programa oficial de Bento XVI em Madrid

Entre 18 e 21 de agosto, a participação do Papa no maior evento juvenil da Igreja Católica envolverá 12 discursos e homilias e diversas atividades sociais



Cidade do Vaticano (Ecclesia) – A sala de imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa oficial da visita de Bento XVI a Madrid, para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza entre 16 e 21 de agosto.


O Papa tem saída prevista de Roma no dia 18 de agosto, às 9h30, e a cerimónia de acolhimento na capital espanhola está marcada para as 12h00, no aeroporto Internacional de Madrid, onde Bento XVI fará o seu primeiro discurso perante os fiéis, autoridades civis e entidades religiosas locais.


Da parte da tarde, pelas 19h15, o Papa irá atravessar a Porta de Alcalá, acompanhado pelos jovens, na Praça da Independência.


Trata-se de um gesto profundamente simbólico, já que esta porta monumental, mandada construir pelo rei Carlos III, servia no século XVIII como entrada a todos os que ali chegavam, provenientes da Europa.


Os participantes na JMJ, vindos dos cinco continentes, terão depois ocasião de saudar Bento XVI e de escutar as suas palavras, num dos locais mais emblemáticos de Madrid, a Praça Cibeles.


Na manhã do dia 19, a agenda papal prevê uma visita de cortesia aos reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia, e encontros com jovens religiosos, no Pátio dos Reis de El Escorial, e professores universitários, na Basílica de São Lourenço.


O programa prosseguirá depois na Nunciatura Apostólica de Madrid, com um almoço aberto aos jovens, seguido de um encontro com o chefe do Governo espanhol, José Luís Zapatero.


Ao final da tarde, a partir das 19h30, Bento XVI preside ao primeiro grande momento religioso das JMJ, uma via-sacra no passeio de Recoletos, entre as praças Cibeles e Colón.


Os atos mais significativos desta visita a Espanha serão sempre assinalados com uma palavra especial por parte de Bento XVI, sendo que estão previstos pelo menos 12 discursos e homilias.


Na reta final da JMJ, dia 20, o Papa terá a oportunidade de confessar alguns jovens, nos jardins do Bom Retiro, e de celebrar missa para os seminaristas na Catedral de Santa Maria a Real de Almudena, sede episcopal de Madrid.


Depois de um almoço com o arcebispo de Madrid, D. António Rouco Varela, onde poderá confraternizar com diversos representantes da Igreja Católica espanhola, Bento XVI seguirá para uma reunião com o comité organizador do evento, na Nunciatura Apostólica, e para uma visita à Fundação Instituto São José.


Trata-se de uma instituição sob a responsabilidade dos irmãos de São João de Deus que, desde 1899, acolhe e trata pessoas com deficiências físicas e psíquicas.


Às 20h30 desse dia, o Papa encontra-se novamente com os jovens, no Aeródromo de Cuatro Ventos, para uma vigília de oração.


Nesse mesmo local, situado a oito quilómetros de Madrid, será celebrada no domingo, dia 21 de agosto, a missa de encerramento desta 26ª edição da JMJ.


Esta maratona de eventos conclui-se com um encontro entre Bento XVI e centenas de voluntários que, ao longo de vários meses, prepararam ao pormenor aquela que é considerada a maior iniciativa juvenil da Igreja Católica.


Depois da cerimónia de despedida, prevista para as 18h30 no aeroporto Internacional de Madrid, o Papa regressará a Roma, onde deverá chegar por volta das 21h30.


As Jornadas Mundiais da Juventude foram instituídas em 1985, por intermédio do Papa João Paulo II.


Esta reunião magna de jovens católicos realiza-se em cada dois ou três anos e deverá juntar em 2011 cerca de um milhão de jovens, vindos das mais diversas partes do mundo.



Fonte: agencia.ecclesia

Redes sociais foram principais veículos de divulgação da JMJ 2011

Faltando menos de dois meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, o Vaticano realizou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 28, para divulgar os últimos dados e detalhes sobre a programação deste que é o maior evento da Igreja Católica.

Atualmente estão inscritos formalmente cerca de 400 mil jovens, mas o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Rylko, acredita que este ainda não é o número final, “levando em conta que os jovens normalmente se inscrevem na última hora”. “Jamais tivemos um número assim neste período”, destaca o cardeal.

A voluntária mexicana Elsa Vázquez Maggio, que trabalha na coordenação desta JMJ, conta que centenas de jovens em todo mundo ajudam de maneira desinteressada na divulgação do evento. As redes sociais, principalmente o Facebook, foram as grandes propulsoras na divulgação da JMJ de Madri.

“Muitos colocaram suas capacidades profissionais à disposição para a JMJ em vários setores: cultural, marketing, comunicação, gestão administrativa, etc”, explica a voluntária.

Diversas pessoas, destaca Elsa, depois de seu tradicional dia de de trabalho, iniciaram uma jornada de trabalho pela JMJ - contribuindo com a sua parte, mesmo que pequena, mas significativa - deixando de lado seus passa-tempos, famílias e amigos.

Dom Stanisław ressalta que 24 mil voluntários de diversos países estarão formalmente empenhados em vários serviços nesta JMJ.

“Graças a eles, mais de um milhão de jovens virão a Madri em agosto. Para fazer isso, milhares deles trabalharam, trabalham e trabalharão durante a JMJ como voluntários a fim de que estes dias sejam realmente inesquecíveis”, enfatiza a voluntária mexicana.


Um verdadeiro Pentecostes

Cerca de 14 mil sacerdotes que acompanharão seus jovens também estão inscritos, além dos 744 bispos, dos quais 263 “bispos-catequistas”.

Serão 250 pontos para as catequeses que serão pronunciadas em 30 línguas. “Será um verdadeiro Pentecostes! 700 mil cópias do YOUCAT serão distribuídas aos jovens em 6 línguas”, salienta o Dom Stanisław.

Antes de chegar a Madri, os jovens serão recebidos em 68 dioceses espanholas, o que segundo o cardeal, é uma confirmação de que toda a Igreja na Espanha está envolvida diretamente na experiência da JMJ.

Cardeal Stanislaw destaca também que, em vários países, muitos jovens acompanharão simultaneamente a JMJ por meio de transmissões televisivas ou pela internet, como na Ucrânia, em Madagascar e no Brasil.

A Tv Canção Nova transmitirá todos os momentos com o Papa Bento XVI e durante sua programação entrará com flashs ao vivo de Madri.

“A presença do Santo Padre constitui o fator fundamental de cada JMJ. O Papa chegará em Madri, na quinta-feira, 18 de agosto e às 19h30 (horário local) e haverá logo a festa de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles”, elucida o cardeal.


Detalhes da programação com o Papa

Na manhã da sexta-feira, 19 de agosto, o programa será na El Escorial, um encontro com jovens religiosos e docentes universitários.

No mesmo dia, haverá o tradicional almoço com representantes dos jovens com o Santo Padre. O dia se concluirá com a participação do Santo Padre na Via Sacra dos jovens pelas estradas de Madri.

Na manhã do sábado, 20 de agosto, o Papa visitará o centro de reconciliação, onde confessará alguns jovens. Depois presidirá a Santa Missa para os seminaristas na Catedral de Madri e às 20h30, no aeroporto de Cuatro Vientos, haverá uma vigília de oração com os jovens.

Já no domingo, 21 de agosto, às 10h, a solene Celebração Eucarística concluirá a JMJ 2011. A jornada de Madri, recorda Dom Stanislaw, acontece pouco tempo depois da beatificação de João Paulo II, fundador das JMJs.

“O Papa Wojtyla retorna assim entre os jovens que tanto amou e que tanto o amaram. Retorna, porém, como Beato Patrono e Protetor. De fato, a Celebração Eucarística de acolhimento dos jovens peregrinos, presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, na terça-feira, 16 de agosto, na Praça de Cibeles, será dedicada ao novo Beato”, conta Dom Stanislaw.

O presidente do dicastérios para os leigos salienta que cada JMJ é uma experiência extraordinária de uma Igreja amiga dos jovens, uma Igreja que se coloca a serviço das jovens gerações.

“É uma experiência de Igreja mundial – única no seu gênero – que abraça todo o planeta, de uma Igreja jovem, plena de entusiasmo e impulso missionário. É uma epifania da fé cristã que há dimensões realmente planetárias. E os jovens – especialmente na nossa velha Europa, profundamente secularizada e laica – têm uma particular necessidade de tudo isso”, ressalta o cardeal.

Toda JMJ é um semeação evangélica, é um dom a se acolher com gratitude e com vivo sentido de responsabilidade. “Confiamos, de qualquer modo, à intercessão dos santos patronos da JMJ, mas de modo particular, ao Beato João Paulo II, esta semeação, para que possa trazer abundantes frutos na vida de tantos jovens de hoje”, salienta o cardeal.

Programa cultural da JMJ de Madri

Dentro do programa cultural da jornada, o Museu do Padro, uma das mais importantes pinacotecas do mundo, oferecerá aos peregrinos gratuitamente a possibilidade de aproveitar o conteúdo religioso dos artistas Rubens, El Greco, Velázquez, Zurbarán e Caravaggio.

O grupo Calderón de la Barca apresentará na JMJ o auto sacramental "O Ano Santo", mostrando com grande profundidade a luta contra o pecado e a graça dentro do homem.

E a mostra sulamericana intitulada “Paixão pelo homem, de Santo Toribio de Mogrovejo” apresentará um homem servo de todos que demonstra que se pode amar o homem sem limites em nome do desejo de comunicar a verdade.

“Do mesmo modo, do Paraguai, vêm “las Reducciones", uma mostra sobre os povos indígenas convertidos ao cristianismo”, conta a voluntária.

Na JMJ, o cinema terá um destaque especial. Na quarta-feira, 17 de agosto, na Calle Fuencarral será instalado o “jmj.cine”, um espaço que convida os peregrinos e o público em geral a ver filmes que contam histórias de cristãos radicais e edificados em Cristo.

“Serão projetados filmes e depois serão realizados encontros e debates com os diretores e profissionais do mundo do cinema. Por fim, haverá um show espetacular apresentando as trilhas sonoras dos filmes acompanhadas pela leitura dos textos de Bento XVI e a estréia mundial de um filme com a presença de seus atores”, explica Elsa.




Fonte: noticias.cancaonova.com

Media: Bento XVI assina primeiro «tweet» de um Papa

Cidade do Vaticano, 28 jun 2011 (Ecclesia) – Bento XVI acaba de assinar a primeira mensagem de um Papa na rede social ‘Twitter’, para anunciar o lançamento do novo portal multimédia do Vaticano, online a partir desta terça-feira.


“Caros Amigos, acabo de lançar o http://www.news.va/. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bençãos, Benedictus XVI” é o teor do ‘tweet’, disponível em http://twitter.com/#!/news_va_pt.

Segundo a mais recente edição do jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, “Bento XVI acolheu a proposta de enviar a sua bênção ao povo da rede”, uma ideia do arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais.

"Devo dizer que o Papa aceitou de imediato e de bom grado. De resto, estima muitíssimo a comunicação e, sobretudo, deseja que a Igreja esteja presente onde o homem vive e se encontra”, acrescenta este responsável.

O novo portal referido por Bento XVI, www.news.va, apresenta as principais notícias publicadas ou emitidas tanto pela Rádio como pelo Centro Televisivo do Vaticano.

A denominação Twitter deriva da palavra inglesa com a mesma grafia, que em português pode ser traduzida por “gorjear” ou “piar”, razão pela qual o logótipo daquela rede social representa um pássaro.


Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

Vaticano/Espanha: Jornada Mundial da Juventude com recorde de inscrições

Número de 440 mil participantes vai aumentar nos próximos dias, estima a organização do evento




Cidade do Vaticano, 28 jun 2011 (Ecclesia) – A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Madrid, de 17 a 21 de agosto, conta já com 440 mil inscritos, número recorde que deve aumentar nos próximos dias, referiram hoje os organizadores do evento.
Numa conferência de imprensa que decorreu no Vaticano, o cardeal Stanislaw Rylko, presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, disse ainda que na capital espanhola deve estar 14 mil padres e mais de 700 bispos para acompanhar os jovens, incluindo catequeses pronunciadas em 30 línguas nos mais de 250 locais disponíveis para o efeito, e as confissões durante os cinco dias do evento.
A JMJ pretende ser, segundo este responsável do Vaticano, a imagem de “uma Igreja que coloca ao serviço das jovens gerações”.
Para o cardeal Rylko, as jornadas de Madrid anunciam-se “como um evento significativo”, tendo em conta também os números disponíveis.
700 mil cópias do YouCat, Versão do catecismo da Igreja Católica para os jovens, em seis línguas, vão ser distribuídos na JMJ 2011.
O presidente do Conselho Pontifício para os Leigos colocou em particular destaque a viagem de Bento XVI à capital espanhola, entre 18 e 21 de agosto, revelando também que a celebração de acolhimento aos peregrinos, marcada para o dia 16 do mesmo mês, vai ser dedicada ao beato João Paulo II, criador destas jornadas.
O cardeal Rouco Varela, arcebispo de Madrid, afirmou aos jornalistas que “a preparação da jornada está a caminho do seu final, chegando ao seu ponto mais profundo, daquela que representa uma experiência eclesial centrada no encontro dos jovens com o Senhor”.




Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

Sacerdotes confessarão até 12 horas por dia na JMJ Madrid 2011

(ACI/EWTN Noticias)

Mais de 12 000 sacerdotes de diferentes países se inscreveram na Jornada Mundial da Juventude 2011 para confessar os milhares de participantes e muitos deles se comprometeram a brindar o Sacramento da reconciliação durante 12 horas diárias.

Um dos sacerdotes, explicou o Escritório de Imprensa da Santa Sé no sábado 25 de junho, será o Papa Bento XVI, quem no sábado 20 de agosto confessará um grupo de jovens nos Jardins do Buen Retiro em Madrid.

Com o fim de brindar apoio e assistência espiritual aos participantes da próxima Jornada Mundial da Juventude 2011 (JMJ) mais de 25 000 sacerdotes, religiosos e seminaristas se inscreveram para participar deste evento que será realizado entre os dias 16 a 21 de Agosto em Madrid (Espanha).

Durante a JMJ será realizada a Festa do Perdão que durará os cinco dias do evento e que terá lugar no Parque del Retiro da capital espanhola. Neste lugar os sacerdotes brindarão o Sacramento da Reconciliação em mais de 15 idiomas em 200 confessionários instalados para o evento.

Além disso organizadores da JMJ de Madrid confirmaram também a presença de mais de 6 500 futuros sacerdotes que já se inscreveram no evento.




Fonte: www.acidigital.com

O Papa Bento XVI confessará alguns jovens durante a JMJ Madrid 2011

ACI/EWTN Noticias)






O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa oficial da viagem do Papa a Madri (Espanha) pela ocasião da Jornada Mundial da Juventude que se celebrará de 16 a 21 de agosto. Uma das novidades do programa será a confissão de alguns jovens com o Pontífice.

Bento XVI chegará à capital espanhola na quinta-feira 18 de agosto a meio-dia. Ali pronunciará seu primeiro discurso no aeroporto internacional de Barajas às 12:00h.

Às 19:15h Está marcada a Passagem, com alguns jovens, pela Puerta de Alcalá na Plaza de Independencia de Madri.

Às 19:30h presidirá a Festa de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles onde pronunciará um discurso.

Na sexta-feira 19 de agosto Bento XVI começará seus trabalhos às 7:30h com a celebração, em privado, da Missa na Capela da Nunciatura Apostólica em Madrid. Às 10:00h, realizará uma visita de cortesia aos Reis da Espanha no Palácio de la Zarzuela de Madri. Às 11:30 a.m. presidirá um encontro com jovens religiosas no Patio de los Reyes de El Escorial.

Às 12:00 o Papa presidirá um encontro com os jovens professores universitários na Basílica de San Lorenzo del Escorial onde pronunciará um discurso. Às 13:45h compartilhará um almoço com um grupo de jovens no Salão dos Embaixadores da Nunciatura.

Às 17:00h o Santo Padre participará de um encontro oficial com o Presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero na Nunciatura. Logo em seguida, às 19:30h presidirá o Via Crucis com os jovens na Praça de Cibeles onde pronunciará um discurso.

Para o sábado 20 de agosto está programada, a partir das 09:00h a confissão de alguns jovens da XXVI JMJ nos Jardins del Buen Retíro de Madri. Às 10:00 a.m. presidirá uma Missa com os seminaristas na Catedral de Santa María la Real de la Almudena de Madri.

Às 12:45h almoçará com os cardeais da Espanha, os bispos da província de Madrid, os bispos auxiliares de Madrid e o séquito papal na residência do Arcebispo de Madrid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela.
Às 17:00h o Santo Padre se encontrará com os membros do Comitê Organizador da JMJ Madrid 2011 na Nunciatura. Às 19:40h visitará a Fundação Instituto San José de Madri onde pronunciará um discurso.

Às 20:30h presidirá a Vigília de Oração com os Jovens no Aeródromo de Quatro Ventos em Madrid aonde pronunciará um discurso.

No domingo 21 de agosto o Papa Bento XVI presidirá a Missa de encerramento da 26ª Jornada Mundial da Juventude às 9:30h no Aeródromo de Quatro Ventos, logo depois da qual rezará com os presentes a oração Mariana do Ângelus.

Às 12:45h o Papa almoçará com os cardeais da Espanha e o séquito papal na Nunciatura. Às 17:00h se despedirá dos presentes neste lugar e às 17:30h presidirá um Encontro com os voluntários da JMJ no Pavilhão 9 do novo centro de exposições Madrid onde pronunciará um discurso.

Às 18:30h participará da cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Barajas em Madrid onde pronunciará um discurso. Seu avião está programado para partir para às 19:00h em direção a Roma.



Fonte: www.acidigital.com

Loucura da diversidade sexual: pré-escola da Suécia proíbe que crianças sejam tratadas como meninos e meninas

ESTOCOLMO, Suécia (Notícias Pró-Família) — Em conformidade com um currículo escolar nacional que busca combater a “estereotipação” dos papéis sexuais, uma pré-escola do distrito de Sodermalm da cidade de Estocolmo incorporou uma pedagogia sexualmente neutra que elimina completamente todas as referências ao sexo masculino e feminino.
Os professores e funcionários da pré-escola “Egalia” evitam usar palavras como “ele” ou “ela” e em vez disso se dirigem aos mais de 30 meninos e meninas, de idades variando entre 1 e 6 anos, como “amigos”.
“A sociedade espera que as meninas sejam garotinhas gentis e elegantes, e que os meninos sejam viris, duros e expansivos”, Jenny Johnsson, uma professora de 31 anos na escola que é sustentada por impostos dos trabalhadores suecos, disse para o jornal Daily Mail. “Egalia lhes dá uma oportunidade fantástica de ser quem quer que eles queiram ser”.
A diretora Lotta Rajalin disse para a Associated Press que a escola contratou um “pedagogo de diversidade sexual” para ajudar os professores e funcionários a remover as referências masculinas e femininas na linguagem e conduta, indo ao ponto de garantir que os jogos infantis de blocos Lego e outros brinquedos de montagem sejam mantidos próximos aos brinquedos de utensílios de cozinha a fim de evitar que algum papel sexual tenha preferência.
Os pronomes suecos “han” e “hon” (ele e ela), por exemplo, foram substituídos na escola pela palavra sexualmente neutra “hen”, um termo inventado que não existe em sueco, mas é amplamente usado pelas feministas e homossexuais.
“Nós usamos a palavra ‘Hen’ por exemplo, quando um médico, policial, eletricista ou encanador, etc., está vindo à pré-escola”, disse Rajalin. “Nós não sabemos se é ele ou ela. Por isso, dizemos: ‘Hen está vindo aqui lá pelas 14h’. Então as crianças poderão imaginar tanto um homem quanto uma mulher. Isso amplia a perspectiva delas”.
Além disso, não há livros infantis tradicionais como Branca de Neve, Cinderela ou os contos de fadas clássicos, disse Rajalin. Em vez disso, as prateleiras têm livros que lidam com duplas homossexuais, mães solteiras, filhos adotados e obras sobre “maneiras modernas de brincar”.
“Um exemplo concreto poderia ser quando as meninas estão brincando de casinha e o papel de mãe já foi pego por uma e elas começam a disputar”, disse Rajalin. “Então sugerimos duas ou três mães e assim por diante”.
Contudo, nem todos os pais suecos estão apoiando a agenda de seu país que está eliminando os papéis sexuais.
“Diferentes papéis sexuais não são problemáticos enquanto têm valor igual”, Tanja Bergkvist disse para a Associated Press, denunciando o que ela chamou de “loucura da diversidade sexual” na Suécia.
Bergkvist comentou que aqueles que estão promovendo a igualdade entre os sexos com iniciativas que demolem os papéis sexuais “dizem que há uma hierarquia onde tudo o que os meninos fazem recebe importância mais elevada, mas fico pensando: quem é que decide o que é que tem valor mais elevado? Por que há um valor mais elevado em brincar com carros?”
Bergkvist, que é uma crítica eloquente da promoção que o Estado faz de uma estrutura sexualmente neutra nas escolas e de ambientes acadêmicos focados em estudos de diversidade sexual, comentou em seu blog como exemplo da “loucura da diversidade sexual” no país que o Conselho de Ciências da Suécia, que é sustentado pelo governo, deu uma verba de 80 mil dólares para bolsas de estudos de pós-doutorado para pesquisas no “trompete como símbolo de diversidade sexual”.


Fonte: noticiasprofamilia.blogspot.com

Cristãos devem ser cidadãos e não "estrangeiros" no Oriente Médio, afirma o Papa

Ao receber este meio-dia (hora local) os participantes na assembléia anual da ROACO (Reunião das Obras para Ajuda às Igrejas Orientais), o Papa Bento XVI assinalou que os cristãos no Oriente Médio devem ser tratados como cidadãos e não como "estrangeiros".

Em seu discurso o Santo Padre disse que a celebração do Corpus Christi ontem foi "um chamado "à amada cidade de Roma e a toda a comunidade católica a permanecer e caminhar pelas vias, nem sempre fáceis, da história, entre as grandes pobrezas, espirituais e materiais, do mundo para oferecer a caridade de Cristo e da Igreja, que brotam do Mistério Pascal, mistério de amor, de entrega total, que gera vida".

O Papa exortou os presentes a nunca esquecer a dimensão eucarística em meio aos objetivos para manter o fluxo da caridade eclesial que deseja chegar especialmente à Terra Santa e Oriente Médio, sustentando a presença cristã nesses lugares.

"Peço-vos que façais todo o possível – inclusive diante das autoridades públicas com as quais estais em contato no âmbito internacional – para que no Oriente onde nasceram, os pastores e os fiéis de Cristo não vivam como 'estrangeiros', mas como 'cidadãos' que dão testemunho de Jesus Cristo, como o fizeram antes que eles os santos do passado, filhos também das Igrejas Orientais.”.

O Papa ressaltou que "o Oriente é, com justo título, sua pátria terrena. Por sua fé, ali estão chamados também a promover hoje, sem distinções, o bem de todos. Deve-se reconhecer igual dignidade e verdadeira liberdade a toda pessoa que professa essa fé, favorecendo assim uma colaboração ecumênica e inter-religiosa mais frutífera".

Em inglês Bento XVI agradeceu a reflexão dos participantes da assembléia "sobre as mudanças que estão ocorrendo nos países do norte da África e do Oriente Médio, que são fonte de ansiedade em todo mundo. Através das comunicações recebidas do Cardeal Patriarca copto-católico e do Patriarca Maronita, assim como do representante pontifício em Jerusalém e o Custódio franciscano da Terra Santa, a Congregação e os diversos organismos serão capazes de avaliar a situação sobre o terreno para a Igreja e os povos dessa região, que é tão importante para a paz e estabilidade mundiais".

"O Papa expressa sua proximidade, também graças a vós, aos que sofrem e a aqueles que estão tentando desesperadamente escapar, aumentando o fluxo da migração, que freqüentemente fica sem esperança".

O Santo Padre reiterou que “rezo para que chegue rapidamente a assistência de emergência necessária, mas sobretudo para que se explorem todas as formas possíveis de mediação para que cesse a violência e se restabeleça a harmonia social e a convivência pacífica em todos os lugares, respeitando os direitos das pessoas, bem como das comunidades".

Falando em alemão o Pontífice se referiu à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, que teve lugar no Vaticano em outubro passado e que fez possível perceber "novos sinais na época atual".

Não obstante, "pouco tempo mais tarde, pessoas indefesas na Catedral siro-católico de Bagdá eram vítimas de um ato de violência sem sentido, (...) seguido meses depois por incidentes similares".

O Papa auspiciou que os sofrimentos de tantas pessoas seja semente enriquecedora da fé nessas terras e agradeceu a todos as orações com motivo do 60º aniversário de sua ordenação sacerdotal, no próximo 29 de junho, solenidade de São Pedro e São Paulo.



Fonte: www.acidigital.com

BENTO XVI VAI LANÇAR PORTAL MULTIMÍDIA DO VATICANO

(ANSA) - O novo portal multimídia do Vaticano será lançado na próxima quarta-feira pelo papa Bento XVI.

A estreia da página, que poderá ser acessada através do endereço www.news.va, ocorrerá no mesmo dia em que Bento XVI comemora 60 anos de sacerdócio, de acordo com a Santa Sé.

O site contará com notícias sobre o Papa, assim como informações sobre a Santa Sé e acontecimentos mundiais relacionados com a Igreja e as dioceses.

O lançamento do portal será feito pelo próprio Bento XVI, que usará um tablet para acessar a página pela primeira vez.

O novo portal foi apresentado hoje pelo diretor do jornal católico L'Osservatore Romano, Giovanni Maria Vian, pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, e pelo presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli.

Nos primeiros dois meses, o site estará disponível apenas em italiano e inglês. Mas, em breve, o Vaticano pretende lançar versões em espanhol, alemão e francês.

O atual site da Santa Sé, o www.vatican.va, não será extinto e manterá sua função de publicar informações sobre o Pontificado. (ANSA)

BENTO XVI TERÁ PAPAMÓVEL ECOLÓGICO

Cidade do Vaticano, 22 jun (RV) - A fábrica alemã de automóveis Mercedes-Benz doará a Bento XVI um “papamóvel” ecológico com motor híbrido – confirmou ontem o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi.

O meio de locomoção utilizado pelo pontífice na Praça São Pedro em viagens terá bateria de lítio recarregável e não emitirá gases poluentes. Com propulsão alternativa mediante a combinação de um motor impulsionado por combustão interna, o veículo terá em seu posterior um habitáculo alto, com vidros anti-bala, no centro do qual será disposto o assento do papa.

O semanário alemão Wirtschaftswoche informa que Bento XVI teria encomendado o primeiro “papamóvel” híbrido da história em respeito ao equilíbrio do meio ambiente.

O Vaticano não é novo em iniciativas ecológicas: em 2008, foram inaugurados os primeiros painéis solares do Estado, situados em cima do teto da Sala Paulo VI. Com o equipamento, a sala de audiências é aquecida no inverno, refrigerada no verão e iluminada.

Além disso, no ano 2009, a Santa Sé expressou sua sensibilidade com um chamado à Organização das Nações Unidas para responder à emergência ambiental: “Todos devemos zelar com responsabilidade pela criação, utilizar os recursos de modo que todas as pessoas e comunidades vivam dignamente e desenvolver a aliança entre ser humano e o meio ambiente que reflita o amor criador de Deus”.

Fonte: www.oecumene.radiovaticana.org

Bispo expressa otimismo por possível abertura do Egito à construção de igrejas

ACI/EWTN Noticias

Um Bispo no Egito manifestou seu otimismo ante a possibilidade de que o novo governo do Egito se abra à construção de novas igrejas cristãs, reduzindo o tempo de espera para as licenças que em alguns casos tomam até várias décadas e inclusive requerem a aprovação do Presidente do país.

O novo procedimento teria que contar com a aprovação do governador regional e tomaria uns três meses.

Em declarações à organização internacional católica Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o Bispo Samaan relatou que já obteve a permissão para edificar duas igrejas no Alto Egito e que a autorização para outras três deveria chegar logo.

"Se estas propostas se convertem em lei, isto faria que a construção de igrejas estivesse quase ao mesmo nível que a edificação de mesquitas. É um grande passo na cidadania dos cristãos", que são 10 milhões em um país majoritariamente muçulmano cuja população total supera os 80 milhões de habitantes.

Para o Bispo Samaan "o que estamos vendo é um dos primeiros frutos das manifestações de janeiro. Quando os cristãos se expressaram, pediram respeito a seus direitos e o primeiro que exigiram foi o da construção de igrejas. De fato mais de 50 por cento dos problemas dos cristãos se solucionariam se isto for resolvido".

Entretanto, ainda existe uma forte oposição por parte dos setores islâmicos radicais como os salafistas e os irmãos muçulmanos. "Claro que os salafistas seguirão interferindo, mas sua campanha ainda não obtém o apoio dos muçulmanos moderados, que não aceitam seus ataques aos cristãos".

Os salafistas no Egito atacaram em diversas ocasiões os cristãos, concretamente os coptos, deixando um saldo de vários mortos e de milhares de dólares em danos materiais.

No dia 15 de abril, por exemplo, mais de 100 000 salafistas iniciaram um protesto pela nomeação do governador de Qena, Emad Mikhail, um cristão copto. Os extremistas bloquearam estradas, detiveram os ônibus e paralisaram a principal linha de trens do alto Egito durante oito dias. Ali ameaçaram assassinar o governador Mikhail.

O Bispo Samaan disse que ante os problemas existentes, "organizamos reuniões para o diálogo inter-religioso nas que procuramos promover o respeito mútuo e a cooperação".

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Eucaristia! Sacramento de AMOR

Enquanto comiam, ele tomou um pão, abençoou, partiu-o e lhes deu, dizendo: “TOMAI, ISTO É O MEU CORPO”. Depois, tomou um cálice, rendeu graças, deu a eles, e todos dele beberam. E disse-lhes: “ISTO É O MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE É DERRAMADO EM FAVOR DE MUITOS.” (Mc 14, 22-24)

Quão precioso é este alimento que descido dos céus, vem até nós para alimentar o nosso espírito. Como nos diz Santo Agostinho: “Ó sacramento da piedade! Ó Sacramento da unidade! Ó vínculo da caridade!”.

A Eucaristia é o coração e o ápice da vida da Igreja. Por seu sacrifício, Cristo derrama as graças da salvação sobre o seu corpo, que somos nós, Igrejas vivas. Todos os dias na força do Espírito Santo (epiclese), Jesus se dá sob o sinal do pão repartido e do vinho, nos quais oferece seu Corpo como alimento e seu Sangue como bebida de salvação e de vida. Durante a celebração litúrgica fazemos, de fato, memória de Jesus (anamnese), de sua vida, morte, ressurreição, tornando-o assim presente no meio de nós.

Há poucos dias celebraremos a Solenidade de Corpus Christi, onde toda a Igreja reunida em um só coração e uma só alma, rende louvores e graças a este Augusto Sacramento. No Evangelho deste dia meditaremos sobre Jesus que se dá como alimento “ Eu sou o pão descido do céu.

Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo” (João 6, 51-58).

Celebrar é tornar presente. Receber o pão e o vinho da Eucaristia significa assumir em nós mesmos a vida dada por Jesus até morrer para todos nós, em corpo e sangue.

Que neste dia de adoração, de total entrega a Jesus Sacramentado, nós possamos fitar os olhos Nele que tudo sabe, para que nos mostre o caminho que devemos seguir. Que participemos com dignidade desta Solene Celebração para acolhermos abundantes frutos e que eles desçam sobe todos nós e permaneçam para sempre.


Por Sem. Lucas Rafael

Eucaristia como presença real de Cristo

O Catecismo da Igreja Católica afirma: “Cristo Jesus, aquele que morreu, ou melhor, ressuscitou, aquele que está à direita de Deus e que intercede por nós (Rm 8,34), está presente de múltiplas maneiras em sua Igreja: em sua Palavra, na oração de sua Igreja, lá onde dois ou três estão reunidos em meu nome (Mt 18,20), nos pobres, nos doentes, nos presos, em seus sacramentos, dos quais ele é o autor, no sacrifício da missa e na pessoa do ministro. Mas sobretudo está presente sob as espécies eucarísticas (n. 1373).

É verdade que o Senhor Jesus, na força do seu Espírito, está presente de modos variadíssimos na sua Igreja, mas, sobretudo, de um modo eminente, ele se faz presente no pão e no vinho consagrados na Eucaristia. Ali, já não está presente simplesmente a graça do Cristo, mas, pessoalmente, o próprio Autor da graça! Ele, que na Última Ceia se entregou no pão e no vinho, dizendo “isto é o meu Corpo, isto é o meu Sangue”, é aquele mesmo que havia antes prevenido de modo solene: “Em verdade, em verdade, vos digo: ‘Aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida! A minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida” (Jo 6,47s.55). Sendo assim, se em todos os sacramentos, Jesus Cristo atua através de sinais sensíveis que, sem mudarem de natureza, adquirem uma capacidade transitória de santificação, na Eucaristia, ele está presente com o seu corpo e sangue, alma e divindade, dando ao homem toda a sua pessoa e a sua vida, tudo quanto viveu entre nós amorosamente, até o extremo da entrega na cruz. Tudo isso está presente no pão e no vinho consagrados.

A Igreja sempre acreditou nesta maravilhosa realidade e insondável mistério da presença real do Senhor Jesus. Com a transformação ocorrida na consagração das espécies eucarísticas, o Senhor torna-se presente no seu Corpo e Sangue. Os Santos Padres, doutores da Igreja Antiga, para exprimir a mudança do pão e do vinho no Corpo e Sangue do Senhor, falavam de “metabolismo” do pão e do vinho em corpo e sangue. São Tomás de Aquino recordava que a Eucaristia é o sacramento da presença de Cristo. Isso a distingue dos outros sacramentos. O Santo Doutor dizia que ela “re-presenta” Cristo, no sentido de tornar Cristo realmente presente, já que a Eucaristia não é uma devota recordação, mas a presença efetiva, real, verdadeira e eficaz do Senhor morto e ressuscitado, que quer atingir todos os homens. E ele explicava ainda que o significado do Sacramento é tríplice: “O primeiro diz respeito ao passado, enquanto comemora a paixão do Senhor, que foi um verdadeiro sacrifício... Por isso, é chamado sacrifício. O segundo diz respeito ao efeito presente, ou seja, à unidade da Igreja, em que os homens são reunidos por meio deste Sacramento. O terceiro significado diz respeito ao futuro: pois este Sacramento é prefigurativo da bem-aventurança divina, que se realizará na pátria”. Também São Boaventura contribuiu para a teologia da Eucaristia, insistindo no espírito de piedade necessário para comungar Cristo. Recorda-nos ele que, na Eucaristia, além das palavras da Última Ceia, realiza-se a promessa do Senhor: “Eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo” (Mt 28,20). Portanto, no Sacramento, Ele está real e verdadeiramente presente na Igreja.

Foi o Concílio de Trento que, como Magistério da Igreja, melhor exprimiu esta presença real do Senhor. O Concílio insistiu na presença verdadeira, real e substancial do Senhor Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, sob as espécies do pão e do vinho. Afirmou, do mesmo modo, que o Corpo do Senhor está presente não só no pão, mas também no vinho, e que o seu Sangue está presente não só no vinho, mas também no pão. Em outras palavras: Jesus não está parte no vinho e parte no pão, mas se encontra real e perfeitamente todo no vinho e todo no pão. Explicou também que, em ambas as espécies, o Senhor Jesus Cristo está presente com a sua alma humana e com a sua divindade. Portanto, Cristo, Verbo do Pai, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, está presente todo inteiro sob as duas espécies e em cada parte delas. O mesmo Concílio definiu ainda a “transubstanciação”, isto é a mudança real da substância do pão no Corpo de Cristo e da substância do vinho no seu divino Sangue. Na sua Encíclica Ecclesia de Eucharistia, o Santo Padre recorda: “A reprodução sacramental na Santa Missa do sacrifício de Cristo coroado pela sua ressurreição implica uma presença muito especial, chama-se ‘real’, não a título exclusivo como se as outras presenças não fossem ‘reais’, mas por excelência, porque é substancial, e porque por ela se torna presente Cristo completo, Deus e homem. Reafirma-se assim a doutrina sempre válida do Concílio de Trento: ‘Pela consagração do pão e do vinho opera-se a conversão de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo nosso Senhor, e de toda a substância do vinho na substância do seu sangue; a esta mudança, a Igreja católica chama, de modo conveniente e apropriado, transubstanciação’. Verdadeiramente a Eucaristia é mistério de fé, mistério que supera os nossos pensamentos e só pode ser aceita pela fé, como lembram frequentemente as catequeses patrísticas sobre este sacramento divino. ‘Não hás de ver – exorta São Cirilo de Jerusalém – o pão e o vinho [consagrados] simplesmente como elementos naturais, porque o Senhor disse expressamente que são o seu corpo e o seu sangue: a fé o assegura a ti, ainda que os sentidos possam sugerir-te outra coisa” (n. 15). Assim, segundo a fé católica, recebida dos apóstolos e conservada fielmente na Igreja de Cristo, a presença eucarística do Senhor Jesus morto e ressuscitado começa no momento da consagração e dura também enquanto subsistirem as espécies eucarísticas. Em outras palavras, enquanto houver o pão e o vinho consagrados, há realmente Corpo e Sangue do Senhor. O Papa João Paulo II, citando Paulo VI, afirmou claramente na sua Encíclica eucarística: “Permanece o limite apontado por Paulo VI: ‘Toda a explicação teológica que queira penetrar de algum modo neste mistério, para estar de acordo com a fé católica deve assegurar que na sua realidade objetiva, independentemente do nosso entendimento, o pão e o vinho deixaram de existir depois da consagração, de modo que a partir desse momento são o Corpo e o Sangue adoráveis do Senhor Jesus que estão realmente presentes diante de nós sob as espécies sacramentais do pão e do vinho’” (Ecclesia de Eucharistia, 15). Portanto, não basta afirmar que Cristo está no pão ou está no vinho; é necessário afirmar que Cristo é o pão e Cristo é o vinho e naquelas espécies consagradas nada há que não seja o Cristo Senhor, morto e ressuscitado. Imenso mistério! Mistério de amor! Mysterium fidei – mistério da fé!

Pode-se perguntar o motivo de o Senhor dar-se assim, tão realisticamente, no pão e no vinho. Apontemos algumas razões: (1) A nossa união real e íntima com ele que, na comunhão, não somente está conosco, mas também em nós, fazendo com que nós estejamos nele. (2) A edificação da Igreja, já que comungando todos do mesmo Corpo e Sangue do Senhor, tornamo-nos nele cada vez mais um só corpo, que é a Igreja, segundo a palavra do Apóstolo: “O cálice de bênção que abençoamos não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Já que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, visto que participamos deste único pão” (1Cor 10,16). Esta unidade não é simplesmente simbólica ou sentimental, mas real, pois é unidade no Corpo do Senhor, pleno do Espírito Santo. (3) A nossa divinização, pois, recebendo o Corpo e Sangue do Senhor, recebemos a própria vida divina, alimentando-nos com o próprio Cristo ressuscitado pleno do Espírito Santo que dá vida: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que come de mim viverá por mim” (Jo 6,56s). (4) Finalmente, comungando do corpo e sangue daquele que morreu e ressuscitou, recebemos como alimento a própria vida eterna, vida de ressurreição: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Quem come deste pão viverá eternamente” (Jo 6,54.58c).

Diante de tal dom, nossa resposta é não somente a fé agradecida, mas também a viva sede da comunhão freqüente e da adoração piedosa. São João Crisóstomo afirmava: “Quando estás para abeirar-te da sagrada mesa, acredita que nela está presente o Senhor de todos”. Por isso, a adoração é inseparável da comunhão. Neste sentido, a Igreja desde tempos remotos, recomenda aos seus filhos que se detenham freqüentemente em adoração ao Senhor sacramentado. O Papa quis renovar essa recomendação: “O culto prestado à Eucaristia fora da missa é de um valor inestimável na vida da Igreja, e está ligado intimamente com a celebração do sacrifício eucarístico. A presença de Cristo nas hóstias consagradas que se conservam após a Missa – presença essa que perdura enquanto subsistirem as espécies do pão do vinho – resulta da celebração da Eucaristia e destina-se à comunhão, sacramental e espiritual. Compete aos Pastores, inclusive pelo testemunho pessoal, estimular o culto eucarístico, de modo particular as exposições do Santíssimo Sacramento e também as visitas de adoração a Cristo presente sob as espécies eucarísticas. É bom demorar-se com ele e, inclinado sobre o seu peito como o discípulo predileto (cf. Jo 13,25), deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração. Se atualmente o cristianismo se deve caracterizar sobretudo pela arte da oração, como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo espiritual, adoração silenciosa, atitude de amor, diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento? Quantas vezes, meus queridos irmãos e irmãs, fiz esta experiência, recebendo dela força, consolação, apoio! Desta prática, muitas vezes louvada e recomendada pelo Magistério, deram-nos o exemplo numerosos Santos. De modo particular, distinguiu-se nisto Santo Afonso Maria de Ligório, que escrevia: ‘A devoção de adorar Jesus sacramentado é, depois dos sacramentos, a primeira de todas as devoções, a mais agradável a Deus e a mais útil para nós’. A Eucaristia é um tesouro inestimável: não só a sua celebração, mas também o permanecer diante dela fora da missa permite-nos beber na própria fonte da graça. Uma comunidade cristã que queira contemplar melhor o rosto de Cristo... não pode deixar de desenvolver também este aspecto do culto eucarístico, no qual perduram e se multiplicam os frutos da comunhão do corpo e sangue do Senhor” (Ecclesia de Eucharistia, 15).

Portanto, não tenhamos dúvidas: se as espécies eucarísticas destinam-se primeiramente a serem consumidas em comunhão fraterna durante a celebração da Santa Missa, também podem e devem ser adoradas não somente no momento mesmo da consagração – quando devemos todos nos ajoelhar de modo reverente a adorante -, mas também fora da missa, em adoração pessoal ou comunitária. Estas são as constantes consciência e doutrina da Igreja, da qual nenhum católico
deve duvidar.





Fonte: costa_hs.blog.uol.com.br

E renovareis a face da terra.

Vinde Espírito Santo


12 de Junho, dia de Pentecostes!

O Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus marcou presença na Vigília de Pentecostes, ocorrida na Canção Nova de Aracaju, na noite do dia 11, aquela celebrada por Sua Excelência Dom Henrique, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju.

Dez novas comunidades participaram; Dom Henrique, em sua homilia, exortou-as a amar Jesus e testemunhá-Lo, renunciando a todos os vícios que possam “abafar” à ação do Espírito de Deus.

Tendo inicio às 22h00min, a Santa Missa terminou às 01h15min.

sábado, 18 de junho de 2011

Site do Vaticano ganha novos design e recursos

O site oficial do Vaticano ganhou novos design e recursos nesta sexta-feira, 10, em todas as suas versões idiomáticas. A iniciativa segue na esteira de séria preocupação e tomada de consciência da Igreja acerca do mundo da comunicação e de todos os seus desafios.

As mudanças permitem acessar de modo mais fácil e direto as diferentes mensagens e atividades do Santo Padre, que agora ocupam a parte central do novo layout. Por sua vez, os documentos de Papas anteriores, o calendário de celebrações litúrgicas, a Cúria Romana, o serviço informativo e os demais organismo giram em torno dos link's relacionados a Bento XVI.

Na parte superior, à direita, destacam-se a área de vídeos e a que ocupará News.va, esperado portal que concentrará toda a informação produzida pelas diferentes plataformas comunicacionais do Vaticano.

O vatican.va administra oficialmente a voz da Igreja na rede mundial de computadores. A primeira versão, uma página com a mensagem de João Paulo II por ocasião do Natal, foi ao ar em 1995. O site com as seções navegáveis – Santo Padre, Cúria romana, serviços de informação, arquivo – foi publicado por ocasião da Páscoa de 1997.

"É uma espécie de janela virtual do Papa na rede, uma janela que permite o exercício de seu ministério na internet. Não é um simples site, mas é a ‘imagem missionária do Papa’ em formato digital, em várias línguas e lugares, graças aos instrumentos da tecnologia que o permitem”, explica o diretor do Serviço de Internet do Vaticano, o monsenhor argentino Lucio Adrián Ruiz.

A média de acessos diários do site é de três milhões, quando não há eventos extraordinários. O Brasil é o quinto país no ranking de acessos, estando atrás apenas de Estados Unidos, Itália, Espanha e Alemanha.

Fonte: noticias.cancaonova.com

Documentos brasileiros sobre tortura no regime militar são repatriados

Advogados copiaram processos clandestinamente nos anos de 1980.



Material teria evidência de violações dos direitos humanos no período.




Do G1, em São Paulo







A Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR-3) sediou, nesta terça-feira (14), um ato público que marcou a repatriação de documentos do acervo Brasil: Nunca Mais, que foram coletados clandestinamente durante os anos de 1980, no período do regime militar, que pudessem evidenciar violações dos direitos humanos. O material foi mantido no exterior pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e pelo "Center for Research Libraries" (CRL).



Durante o período da ditadura militar, havia a preocupação com a apreensão do material por parte dos repressores políticos. A alternativa encontrada foi microfilmar as páginas e remeter os filmes ao exterior. As cópias dos processos foram remetidas de Brasília a São Paulo durante seis anos, em sigilo, o que resultou em um material com 707 processos, um milhão de cópias de documentos e 543 rolos de microfilmes.
Em 15 de julho de 1985, quatro meses após a retomada da democracia, foi lançado o livro "Brasil: Nunca Mais", que mostrava parte dos documentos. Um catálogo dos processos judiciais, com análises, soma 6.891 páginas, foi dividido em 12 volumes e foi denominado de "Projeto A".
Estratégia de 24 horas
A compilação dos documentos começou quando a advogada Eny Raimundo Moreira e os advogados do escritório Sobral Pinto precebera que poderiam reproduzir os processos aproveitando as 24 horas facultada pelo Tribunal de Justiça para retirada dos autos para consulta.
O objetivo era encontrar, junto ao Superior Tribunal Militar (STM), informações e evidências de violações aos direitos humanos, praticadas por agentes da repressão militar.
O plano foi encaminhado para Jaime Wright, reverendo da Igreja Presbiteriana, e pelo então cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, que comandaram as atividades a partir de São Paulo. Os recursos financeiros foram obtidos com o Conselho Mundial de Igrejas (CMI).
Perda de material
O Ministério Público Federal (MPF) constatou que parte do acervo de cópias dos processos do STM, mantido na Universidade de Campinas (Unicamp), sofreu prejuízos com o passar do tempo. Entre os principais problemas estão a ausência de páginas com depoimentos de presos políticos, que foram prestados nas auditorias militares. Os documentos denunciavam torturas, com menção a nomes de torturadores.
A partir disso, o MPF e o Armazém da Memória optaram por digitalizar o material e disponibilizar o material na internet para consulta pública.



Fonte: g1.globo.com

Filipino de 59,7 cm é declarado o menor homem do mundo

Um filipino de 59,7 centímetros de altura foi declarado neste domingo, dia em que completa 18 anos, o menor homem do mundo segundo o Guinness Book.

Junrey Balawig celebrou o recorde e seu aniversário com familiares e vizinhos no centro médico de Sindangan, uma localidade da província de Zamboanga del Norte, situada 865 quilômetros ao sul de Manila.

O mais velho dos quatro filhos de um humilde serralheiro quase não pode andar e não consegue se sustentar de pé durante muito tempo devido às complicações derivadas de seu pouco desenvolvimento.

"Estamos muito orgulhosos dele", disse sua mãe, Concepción, junto a seu marido, Reynaldo Balawig.

Junrey, que mais tarde ganhou uma torta e recebeu dinheiro de seus familiares como forma de presente, aplaudiu sorridente enquanto era levantado pelo editor do Guinness Book, Craig Glenday.

Vestido com uma camiseta branca da publicação dos recordes mundiais e com uma pequena calça também branca, Junrey foi fotografado junto a seu título emoldurado, que chegava a seu queixo.

O recorde mundial anterior correspondia ao nepalês Khagendra Megar, de 67 centímetros de altura.


Fonte: www.pbagora.com.br

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cientistas conseguem fazer células emitir laser.

Técnica usa como base proteína emissora de luz encontrada em águas-vivas e tem potencial para uso científico e médico.




Da BBC


Cientistas americanos induziram uma célula a produzir luz laser, diz um artigo publicado na revista científica Nature Photonics.
A técnica se baseia em uma célula que foi programada geneticamente para produzir uma proteína - encontrada naturalmente em uma espécie de água-viva - capaz de emitir luz. Quando a célula é iluminada com uma tênue luz azul, passa a emitir luz laser verde direcionada.
O trabalho pode ter aplicações na geração de imagens microscópicas de qualidade superior e também em tratamentos médicos que utilizam luzes.
A luz laser se diferencia da luz normal porque ela tem um espectro mais reduzido de cores, como ondas de luz que oscilam juntas, em sincronia.
As formas mais modernas de laser utilizam materiais sólidos construídos cuidadosamente para produzir lasers usados em diversos aparelhos eletrônicos, entre eles, escaneadores de supermercados, tocadores de DVDs e robôs industriais.
Avanço
O trabalho dos cientistas Malte Gather e Seok Hyun Yun, do Wellman Center for Photomedicine do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, estabelece um precedente importante: esta é a primeira vez que um organismo vivo produz a luz laser.
A dupla usou uma proteína verde fluorescente (Green Fluorescent Protein, ou GFP, na sigla em inglês) como um meio de ganho, para a amplificação da luz.
Objeto de muitos estudos, a molécula GFP - encontrada originariamente em uma espécie de água-viva - revolucionou a biologia ao agir como uma "lanterna" que pode iluminar sistemas vivos. Gather e Yun programaram células do rim humano para produzir GFP.
Banhadas em luz
As células foram colocadas, uma de cada vez, entre dois minúsculos espelhos com 20 milionésimos de um metro de comprimento.
Os espelhos funcionaram como uma "cavidade laser" na qual raios de luz foram refletidos múltiplas vezes, banhando a célula.
Quando a célula foi exposta à luz azul, passou a emitir luz verde intensa e direcionada. As células continuaram vivas durante e depois do experimento.
Em uma entrevista que acompanha o artigo na Nature Photonics, os cientistas observaram que o sistema vivo é "autorregenerativor". Ou seja, se as proteínas que emitem luz são destruídas no processo, a célula simplesmente produz mais proteínas.


"Em terapias baseadas em luz, diagnóstico e geração de imagens, as pessoas procuram formas de transportar luz emitida por uma fonte externa de laser para um ponto profundo no interior do tecido."


"Agora, podemos abordar o problema de outra forma: amplificando a luz no (próprio) tecido."




Fonte: g1.globo.com

Calmaria no Sol: manchas solares devem desaparecer em 2020

Sol deve atingir nível mais baixo de atividade do século


Mínima solar acontece aproximadamente a cada 11 anos quando poucas manchas solares aparecem no Sol

Cientistas afirmam que o Sol está indo em direção a um período de calmaria fora do comum. Eles acreditam que serão os níveis mais baixos de atividades solares do século e que perto de 2020, a as manchas solares podem desaparecer por décadas.

As previsões se referem especificamente ao ciclo solar que começa em 2020. Antes disto, está previsto o próximo período de pico de atividade solar, em 2013.
Cientistas afirmam que o fato não é motivo de preocupação. Efeitos no campo magnético da Terra provocados pelo Sol são geralmente inofensivos, tendo como sinal mais óbvio de sua presença a aparição de auroras boreais, próximas dos Polos. No entanto, em casos extremos, podem provocar problemas de comunicação e nas transmissões de energia.

Efeitos de um Sol calmo são normalmente bons, tendo como resultado menos interrupções em satélites e sistemas de energia.

Três coisas ajudam a determinar quanto de energia das atividades do Sol é transferida para a magnetosfera da Terra por meio dos ventos solares: a velocidade do vento solar, a força do campo magnético fora da Terra (conhecida como campo magnético interplanetário) e para que direção ela está apontando. Um time que inclui Walter Gonzalez e Ezequiel Echer do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, examinou cada um destes componentes para chegar a tal conclusão.
Desde 1611, o homem tem registrado as idas e vindas das manchas que aparecem no Sol. O número de manchas solares cresce e decresce em ciclos de aproximadamente onze anos. Mais mancha solar geralmente significa mais atividade e erupção solar. O número pode variar de ciclo para ciclo, e 2008 foi o ano em que o mínimo solar foi mais fraco e mais longo desde que a atividade solar é monitorada com instrumentos espaciais.


Fonte: ultimosegundo.ig.com.br

BRASIL

Senado aprova projeto que obriga a combater bullying

Se texto virar lei, escolas públicas e privadas terão de prevenir as agressões entre estudantes

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou ontem um projeto de lei que torna obrigatório o combate ao bullying nas escolas. O projeto segue agora para a Câmara.

Se aprovado pelos deputados e sancionado pela presidente Dilma, as escolas públicas e privadas do país terão de ter "estratégias de prevenção e combate a práticas de intimidação e agressão" entre alunos, conhecidas como bullying.

O tema passará a fazer parte da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, que rege o currículo das escolas públicas e privadas do país.

Críticas

Especialistas em educação criticam a imposição de novos conteúdos às escolas, o que poderia prejudicar o ensino dos conteúdos já previstos. Nos últimos quatro anos foram acrescidas ao currículo da educação básica sete novas obrigatoriedades.

Em boa hora

Em sua justificativa, o autor do projeto, senador Gim Argello (PTB-DF), disse que o bullying causa "enorme sofrimento às vítimas". O relator da proposta, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), disse que o projeto vem "em boa hora".

Em abril passado, o tema do bullying ganhou destaque nacional com o massacre numa escola de Realengo. O assassino de 12 crianças, Wellington Menezes de Oliveira, disse ter sido motivado pelo bullying que teria sofrido quando estudou na escola.

domingo, 12 de junho de 2011

Aniversário de 60 anos da ordenação de Bento XVI é celebrado no Vaticano



Evento contou com desfile de trajes bávaros neste domingo (12).

Atual pontícife tornou-se padre há 60 anos.

Do G1, com informações da AFP e Reuters

O Vaticano comemora os 60 anos da ordenação de Bento XVI como padre católico neste domingo (12), com evento na praça São Pedro, no Vaticano.
O evento contou com um desfile de alegorias e trajes bávaros. O Papa chegou a aparecer em uma janela da Basílica de São Pedro para acenar aos fiéis.

Homilia de Bento XVI na Solenidade de Pentecostes - 2011

(tradução de Leonardo Meira - equipe CN Notícias)












Solenidade de Pentecostes
Basílica de São Pedro
Domingo, 12 de junho de 2011

Queridos irmãos e irmãs!

Celebramos hoje a grande Solenidade de Pentecostes. Se, em certo sentido, todas as solenidades litúrgicas da Igreja são grandes, esta de Pentecostes o é de maneira singular, porque assinala, chegado o quinquagésimo dia, o cumprimento do evento da Páscoa, da morte e ressurreição do Senhor Jesus, através do dom do Espírito do Ressuscitado. Para Pentecostes, a Igreja preparou-nos nos dias passados com a sua oração, com a invocação repetida e intensa a Deus para obter uma renovada efusão do Espírito Santo sobre nós. A Igreja reviveu, assim, aquilo que aconteceu nas suas origens, quando os Apóstolos, reunidos no Cenáculo de Jerusalém, "eram perseverantes e unânimes na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele" (At 1,14). Estavam reunidos em humilde e confiante espera de que se cumprisse a promessa do Pai comunicada a eles por Jesus: "Vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias... descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força" (At 1,5.8).

Na liturgia de Pentecostes, à narração dos Atos dos Apóstolos sobre o nascimento da Igreja (cf. At 2,1-11), corresponde o salmo 103, que escutamos: um louvor a toda a criação, que exalta o Espírito Criador, o qual fez tudo com sabedoria: "Ó Senhor, quão variadas são as vossas obras! Feitas, todas, com sabedoria, a terra está cheia das coisas que criastes... Ao Senhor, glória eterna; alegre-se o Senhor em suas obras!" (Sal 103,24.31). Aquilo que deseja dizer-vos a Igreja é isto: o Espírito Criador de todas as coisas e o Espírito Santo que Cristo fez descer do Pai sobre a comunidade dos discípulos são um e o mesmo: criação e redenção se pertencem reciprocamente e constituem, em profundidade, um único mistério de amor e de salvação. O Espírito Santo é, antes de tudo, o Espírito Criador e, portanto, Pentecostes é a festa da criação. Para nós, cristãos, o mundo é fruto de um ato de amor de Deus, que fez todas as coisas e das quais Ele se alegra porque é "coisa boa", "coisa muito boa", como recorda-nos a narração da criação (cf. Gen 1,1-31). Deus, por isso, não é o totalmente Outro, inominável e obscuro. Deus revela-se, tem um rosto, Deus é razão, Deus é vontade, Deus é amor, Deus é beleza. A fé no Espírito Criador e a fé no Espírito que o Cristo Ressuscitado dá aos Apóstolos e dá a cada um de nós estão, portanto, inseparavelmente unidas.

A segunda Leitura e o Evangelho de hoje mostram-nos essa conexão. O Espírito é Aquele que nos faz reconhecer em Cristo o Senhor, e faz-nos pronunciar a profissão de fé da Igreja: "Jesus é o Senhor" (cf. 1 Cor 12,3b). Senhor é o título atribuído a Deus no Antigo testamento, título que na leitura da Bíblia ocupava o lugar do seu impronunciável nome. O Credo da Igreja é nada mais que desenvolvimento disto que se diz com esta simples afirmação: "Jesus é o Senhor". Dessa profissão de fé, São Paulo diz-nos que se trata da palavra e da obra do Espírito Santo. Se desejamos estar no Espírito, devemos aderir a esse Credo. Fazendo-o nosso, aceitando-o como nossa palavra, adentramos na obra do Espírito Santo. A expressão "Jesus é o Senhor" pode-se ler nos dois sentidos. Significa: Jesus é Deus, e contemporaneamente: Deus é Jesus. O Espírito Santo ilumina esta reciprocidade: Jesus tem dignidade divina, e Deus tem o rosto humano de Jesus. Deus se mostra em Jesus e, com isso, dá-nos a verdade sobre nós mesmos. Deixar-nos iluminar no profundo por essa palavra é o evento de Pentecostes. Recitando o Credo, nós entramos no mistério do primeiro Pentecostes: da desordem de Babel, daquelas vozes que se chocam uma contra a outra, acontece uma radical transformação: a multiplicidade se faz multiforme unidade, do poder unificador da Verdade cresce a compreensão. No Credo, que nos une de todos os ângulos da Terra, que, mediante o Espírito Santo, permite que nos compreendamos, ainda que na diversidade das línguas, por meio da fé, a esperança e o amor, forma-se a nova comunidade da Igreja de Deus.

O trecho evangélico oferece-nos depois uma maravilhosa imagem para clarear a conexão entre Jesus, o Espírito Santo e o Pai: o Espírito Santo é representado como o sopro de Jesus ressuscitado (cf. Jo 20,22). O evangelista João retoma aqui uma imagem da narração da criação, lá onde se diz que Deus soprou nas narinas do homem um sopro de vida (cf. Gen 2,7). O sopro de Deus é vida. Ora, o Senhor sopra na nossa alma um novo sopro de vida, o Espírito Santo, a sua mais íntima essência, e, desse modo, acolhe-nos na família de Deus. Com o Batismo e a Crisma, nos é dado este dom de modo específico, e com os sacramentos da Eucaristia e da Penitência, isso se repete continuamente: o Senhor sopra na nossa alma um sopro de vida. Todos os Sacramentos, cada um de maneira própria, comunicam ao homem a vida divina, graças ao Espírito Santo que opera neles.

Na liturgia de hoje, colhemos ainda uma ulterior conexão. O Espírito Santo é Criador, é ao mesmo tempo Espírito de Jesus Cristo, ainda que o Pai, o Filho e o Espírito Santo sejam um só e único Deus. E à luz da primeira Leitura podemos complementar: o Espírito Santo anima a Igreja. Ela não deriva da vontade humana, da reflexão, da habilidade do homem e da sua capacidade organizativa, posto que se assim fosse já há tempos estaria extinta, assim como passa cada coisa humana. Ela é, ao contrário, o Corpo de Cristo, animado pelo Espírito Santo. As imagens do vento e do fogo, usadas por São Lucas para representar a vinda do Espírito Santo, (cf. At 2,2-3), recordam o Sinai, onde Deus revelou-se ao povo de Israel e lhe havia concedido a sua aliança: "Todo o monte Sinai fumegava – lê-se no Livro do Êxodo –, porque o Senhor tinha descido sobre ele no meio de chamas" (19,18). De fato, Israel festejava o quinquagésimo dia após a Páscoa, depois da comemoração da fuga do Egito, como a festa do Sinai, a festa do Pacto. Quando São Lucas fala de línguas de fogo para representar o Espírito Santo, relembra aquele antigo Pacto, estabelecido com base na Lei recebida por Israel sobre o Sinai. Assim, o evento de Pentecostes é representado como um novo Sinai, como o dom de um novo Pacto em que a aliança com Israel é estendida a todos os povos da Terra, em que caem todos os obstáculos da velha Lei e aparece o seu coração mais santo e imutável, isto é, o amor que exatamente o Espírito Santo comunica e difunde, o amor que abraça todas as coisas. Ao mesmo tempo, a Lei dilata-se, abre-se, também se tornando mais simples: é o Novo Pacto, que o espírito "escreve" nos corações de quanto creem em Cristo. A extensão do Pacto a todos os povos da Terra é representada por São Lucas através de um elenco de populações consideráveis por aquela época (cf. At 2,9-11). Com isso, nos é dita uma coisa muito importante: que a Igreja é católica desde o primeiro momento, que a sua universalidade não é o fruto da inclusão sucessiva de diversas comunidades. Desde o primeiro instante, de fato, o Espírito Santo a criou como a Igreja de todos os povos; essa abraça o mundo inteiro, supera todas as fronteiras de raça, classe, nação; abate todas as barreiras e une os homens na profissão do Deus uno e trino. Desde o início a Igreja é una, católica e apostólica: essa é a sua verdadeira natureza e como tal deve ser reconhecida. Ela é santa, não graças à capacidade dos seus membros, mas porque Deus mesmo, com o seu Espírito, cria-a, purifica-a e santifica-a sempre.

Enfim, o Evangelho de hoje disponibiliza-nos esta belíssima expressão: "Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor" (Jo 20,20). Essas palavras são profundamente humanas, O Amigo perdido está de novo presente, e quem antes estava chateado se alegra. Mas isso diz muito mais. Porque o Amigo perdido não vem de um lugar qualquer, mas da noite da morte; e Ele a superou! Ele não é um qualquer, mas sim é o Amigo e conjuntamente Aquele que é a Verdade que faz os homens viverem; e aquilo que dá não é uma alegria qualquer, mas a alegria mesma, dom do Espírito Santo. Sim, é belo viver porque sou amado, e é a Verdade que me ama. Alegraram-se os discípulos, vendo o Senhor. Hoje, em Pentecostes, essa expressão é destinada também a nós, porque na fé podemos vê-Lo; na fé Ele vem entre nós e também a nós mostra as mãos e o lado, e nós nos alegramos. Por isso queremos rezar: Senhor, mostra-te! Dá-nos o dom da tua presença, e teremos o dom mais belo: a tua alegria. Amém!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...