terça-feira, 19 de abril de 2011

HABEMUS PAPAM! 6 Anos do pontificado de Bento XVI




Eram 16:37h (horário de Brasília, 21:37h em Roma) do sábado, dia 2 de abril de 2005, quando o mundo recebeu uma das mais tristes notícias de sua história, o grande João Paulo II deixou este mundo e partiu para o Pai. Toda a Terra chorava por tão grande perda.


No dia 8 de abril do mesmo ano, o decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Joseph Ratzinger, presidiu à Missa das Exéquias do Grande Pontífice, onde, na homilia, utilizando insistentemente a expressão "Segue-me", descreveu como numa linha do tempo a vida de Karol Wojtyla, desde sua juventude ao pontificado.

Alguns dias mais tarde, 18 de abril, iniciou-se o Conclave que elegeu o sucessor de um grande homem. A Terra, agora, indagava-se: quem será o novo papa? Será ele "conservador" ou "moderno"? A resposta não demorou muito, após quatro votações, no dia seguinte, 19 de abril, a fumaça branca que saiu da Capela Sistina mais uma vez emocionou o mundo.


Annuntio vobis gaudium magnum;
habemus Papam:
Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum,
Dominum Josephum
Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem Ratzinger
qui sibi nomen imposuit Benedictum XVI

Eleição Bento XVI

A resposta às indagações acabava de chegar, estava eleito Papa aquele mesmo que presidiu a Missa de Exéquias de João Paulo II, o Cardeal Joseph Ratzinger, um senhor que apesar de seus 74 anos aparenta grande vigor físico e amor pela Igreja, que jamais trairia a Sagrada Tradição. Escolheu o nome de Bento XVI, em homenagem a Bento XV.

Em suas primeiras palavras como sucessor de Pedro, Bento XVI, humilde servo da Vinha do Senhor, ressaltou a gigantesca missão que tinha, susceder o Grande João Paulo II. Pediu, também, que todos o pusessem nas intenções de suas orações e os exortou a confiar no auxílio do Senhor Ressuscitado.

A Santa Missa pelo início do ministério do Sumo Pontífice Bento XVI foi celebrada no dia 24 de abril de 2005, na Praça de São Pedro.

Imposição do Palio
O Espírito Santo, que em ti habita, Bento XVI, conduza, por ti, a Santa Igreja que neste mundo é peregrina, sempre mais à perfeição!
Louvado seja o Senhor, por ti, Santo Padre!
Salve, Santo Padre, vivas tanto mais que Pedro!
Desça, qual mel do rochedo,
a Bênção Paternal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...