Propedêutico 2011

Entrar num Seminário é uma decisão que mostra coragem e despojamento diante da voz de Deus que chama e espera uma resposta. Maior que entrar no Seminário é fazer dele um encontro com Deus numa conformidade cada vez maior a Jesus Cristo. Intuindo a necessidade da partilha, os seminaristas propedeutas vão contar um pouco das suas experiências nesta casa de formação:  

========================================

Sem.Cleverton Eugênio



A experiência no Seminário Propedêutico, quando vivida com profundidade em todos os âmbitos formativos, é sem dúvida alguma, verdadeiro processo de descoberta e adesão aos projetos de Deus para as nossas vidas, como o foi para a minha. Bem verdade é que encontramos algumas dificuldades, uma vez que, é salutar deixarmos “condutas” (exemplo, o individualismo, etc.) que outrora julgávamos coerentes às nossas vidas, mas que de fato não o eram. Justamente por isso, é uma experiência maravilhosa, pois, cada um descobre no interior de si mesmo a verdadeira vontade do Pai, e para tal, basta que mergulhemos e deixemo-nos ser modelados ou conduzidos pela graça de Deus inspirada naqueles que Ele próprio confiou, os nossos formadores. Esta foi a experiência a qual vivi: descoberta, amadurecimento, lapidação e por fim, adesão à vontade daquele que seduziu todo o meu ser, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Sem. Gedeão Pontes

O Reino dos Céus é ainda semelhante ao negociante que anda em busca de pérolas finas. Ao achar uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.
Mt 13, 45-46
Imaginemos a palavra verdade!

Agora pensemos nela como o ser mais puro que já fora imaginado por alguém. Acreditemos que sem ela não conseguiríamos sair do lugar onde nos encontrávamos há tempos atrás. Foi por ela que conseguimos estar de pé, e é nela que nos sustentamos. Sabe a pérola mais rara que alguém já sonhou em possuir... Pois é, eu a encontrei! Encontrei aqui no Seminário? É claro que não. Ela me foi apresentada lá fora, e aqui, a cada dia, tenho a confirmação de que a “pedrinha branca” que por amor me foi oferecida, não se nega a si mesma. Ela é o sinal de toda a renovação que vem acontecendo em mim desde o dia em que fui batizado, perdurando até estes dias. E mais dias virão! E ela, amabilíssima, continuará a me renovar, restaurando tudo o que é necessário para servir cada vez mais e melhor aqui no Reino de Deus que já há tanto começou. Foi nesta certeza que saí no dia 14 de fevereiro lá do meu sertão. Sim, digo com o maior orgulho e de coração radiante, pois vim dum lugar onde Deus é reconhecido como o verdadeiro sustentáculo, e lá, ah... não existe crise de fé! Não há tempo para isso, pois Deus se faz presente nas mais pequeninas coisas, e o povo (que é bem diferente da massa!) sabe em quem confia e o percebe em tudo. Quem Nele deposita suas boas obras, jamais perecerá, e é assim que tenho, com o auxílio do Espírito Santo, o formador, o diretor espiritual, os meus irmãos seminaristas e a valiosa força do Povo de Deus que vou dando passos em direção ao modelo perfeito, o Cristo Jesus. O amor perene de Cristo preenche os espaços do meu ser, me dando a máxima certeza de que estou a caminhar com Ele. Vai ver é por isso que sempre tenho a sensação e o desejo de não tirar os meus pés do chão. Saudades de casa? Ah! É claro que digo que não sofro com isso, mas o que é que vocês acham? Eu nunca lavei minhas roupas e todos os dias recebia um abraço caloroso de minha mãe. Logo, não é necessário nenhum estudo muito demorado para constatar que sinto um pouco, mas nada que um telefonema não resolva. O amor é muito maior que a distância, e no mais, vivo o tempo todo sabendo o quão são amado. A cada reencontro com os meus, a alegria inebria-me de tal forma que... Não tenho nem muitas palavras. Só tenho a agradecer a Deus por tê-los.

Enfim, é viver um dia de cada vez e agradecer sempre e em todo o lugar pelas maravilhas que só um filho de Deus sabe do que estou falando. Deus ama a cada um de nós de forma única e especialmente direcionada. É só confiar e se entregar sem medo. Quem vem para cá sabe que deverá oferecer tudo em troca da grande pérola, e ela, em virtude de nossa oferta, enche-nos com todas as graças necessárias para viver de forma santa aquilo que nos é proposto.  


"Antes mesmo de te modelar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísse do seio, eu te consagrei". (Jr. 1, 5)

Sem. Lucas Rafael
O Senhor quando nos chama, não nos abandona, mas ao contrário, nos ajuda a caminhar e, mesmo nas diversas necessidades está junto.

A vivência durante este ano de 2011, fez-me ver que todos aqueles que decidem estar mais de perto de Cristo, viver com outras pessoas que você nunca imaginou conhecer, mas que agora faz parte da sua história, e principalmente anunciá-Lo às pessoas sem distinção, foi, é e será a melhor opção que eu pude fazer. É interessante perceber que Jesus, não me escolheu porque eu tinha certas virtudes. Ao contrário, concedeu-me determinadas virtudes para que eu possa cumprir a missão a qual Ele me chamou.

A vocação é a razão de ser da nossa vida. Este é o sentido que no seminário aperfeiçoamos. Os conhecimentos adquiridos no seminário devem ser levados à vida toda. É aqui que nasce a identidade sacerdotal. O Padre Horácio, reitor do seminário, sempre nos diz que as características do seminarista em seu primeiro ano de vida no seminário vão perdurar por toda a sua formação e a sua vida presbiteral. Por isso, aqui, nesta introdução a um longo período de formação, temos como fundamento inicial, a vida espiritual, a vida comunitária e a vida humano-afetiva. Essas três colunas devem andar juntas, pois uma depende da outra.

Preparar para seguir a Cristo Redentor com ânimo generoso e coração puro: é o objetivo do seminário propedêutico. Experienciamos a cada dia uma comunidade fraterna, e nessa comunidade eu, cada vez mais, me sinto como parte integrante desta família, reunida em nome de Cristo. “Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, a fração do pão e às orações”. (At. 2, 42)

Não poderia deixar de falar do AMOR. Só vale apena estar aqui se realmente formos capazes de amar. Eu sou um amante da minha vida. Não tenho como explicar a intensidade da feliz realização de hoje está no seminário. A cada dia eu posso dizer que os sinais que aqui são visíveis, são de Deus, Ele que é o próprio Amor. Tenho fitado os meus olhos para o alto, onde está o sumo bem, o sol do amor. Deus nos criou por amor. Deus nos criou para amar. Nas atividades comunitárias, individuais, nos lazeres, no momento de oração, de aula, de formação, enfim, em tudo o que sou e faço, posso perceber o amor de Deus. Amare et amari: “amar e sermos amados”, já dizia Santo Agostinho. 

Mesmo nos momentos que às vezes percebemos que nada está certo, e que ficamos abatidos, até mesmo, por causa do cansaço, não podemos desistir, nos acomodar. Todas essas sensações negativas passam, mas com o olhar fixo naquele que é o ápice da nossa vocação, somos capazes de ir aonde quisermos, basta deixar-nos conduzir por ELE. Sendo você o protagonista da formação, é necessário que leve com responsabilidade todo o período formativo para que o Cristo realmente possa ser configurado em nós.

A abertura a formação seminarística perpassa por toda essa análise feita por mim, a qual eu pude experienciar no decorrer do ano. Uma coisa é certa, se o coração estiver livre para que o Espírito de Deus faça em você o que é preciso, Ele fará e você será a cada dia livre e disposto a doar-se ao Reino de Deus.

Que Cristo, que é o culmen et fons da nossa vocação, me fortaleça e oriente os meus passos para que eu possa responder com mais dignidade ao chamado sacerdotal, Ele que vive e reina com o Pai e o Santo Espírito, pelos séculos dos séculos! Amém.

“Quem vos chamou é fiel, e é ele que agirá”. (1Ts. 5, 24)

Venite post me et faciam vos piscatores hominum. Mt 4.19
Vinde após mim e farei de vós pescadores de homens
Por Sem. Jhon Lennon
Foi nutrido por esta palavra que é proferida pela boca do próprio Cristo quando chama o apóstolo Pedro, que também decidi segui-Lo. Ciente das minhas capacidades, mas principalmente das minhas limitações, ele convidou-me a vir após ele, dando-me a oportunidade de ver e imitar os passos seus, e assim o fiz.
Na beleza do seguimento de Jesus vêm sempre acoplado provações, estas são imprescindíveis, tanto para amadurecer nossas respostas, que são diárias e que devem ser dadas desde as coisas mais simples, às mais complexas, quanto para nos certificarmos do amor que sentimos por Jesus, amor este que nos impele a tal doação. É este mesmo amor que nos alimenta e nos sustenta e como não seria se o amor é Deus (I João 4; 8) e é Ele que nos mantém firmes ao lado do seu diletíssimo Filho, o Cristo Jesus, para a colaboração na edificação do Reino.
As experiências fizeram- me crescer, o seguimento amadureceu- me, as amizades feitas ajudaram- me a caminhar, mas o ardente amor por Cristo, esse sim, justifica a minha entrega.

Por Sem. Joranne Fagner
Viver a resposta ao chamado de Deus, o sim, de tantos ao longo da história da salvação, é surpreender-se todos os dias. E a minha vida no Seminário, nestes primeiros meses, vem testemunhar tal afirmação! Alegria, surpresa, sofrimento, aprendizado. Cada dia traz sua novidade e com esta, Deus dá a Graça necessária para ser fiel a resposta positiva dada a Ele.
Alegria
A resposta aqui se desdobra em júbilo, o serviço ao Senhor mostra-se prazeroso, realizável; senti isto na participação diária da Santa Missa, nos louvores a Deus pela liturgia das Horas, na adoração ao Santíssimo Sacramento, nas preciosas formações, que converteram e concentraram a minha vontade em conformidade a Jesus Cristo, na convivência fraterna, desafiante e educadora, que em conclusão revela a sua verdadeira identidade: o amor mútuo, regendo tal educação; e tantas outras impressões e sentimentos que estenderia este texto. A presença da Igreja é outro ponto que merece destaque, as visitas dos nossos bispos e o cuidado dos formadores mostraram o rosto da Santa Mãe Igreja que zela por seus seminaristas.
Surpresa
Consiste em maravilhar-se com a misericórdia, providência, bondade do Senhor..., é perceptível, palpável, a assistência do Santo Espírito diante dos inúmeros desafios que enfrentei; a cada dia uma nova força, uma nova graça, um novo vigor.
Sofrimento
Particular dimensão! Sim, parte que não deixa o seu mistério, digo mistério, pelo fato do sofrimento, muitas vezes, não ser compreensível. A vida no Seminário exige sacrifícios, estes fazem sofrer, mas esta dimensão está intimamente ligada à alegria, no sentido de que o sofrimento qual me refiro é por Jesus Cristo; fundamentado numa experiência com Ele proclamo Seu Senhorio em minha existência, moldando-a a Vida da Graça. É separar-se daquilo que a massa chama de humano para encontrar a verdadeira humanidade revelada por Deus na Encarnação do Verbo; esse moldar faz sofrer, mas tal sofrimento esconde alegria singular, vinda de um contínuo diálogo e amizade com o Senhor.
No mais, entrar no Seminário foi uma escolha particular, logicamente levada pelo chamado de Deus, mas decidida por mim, por isso, devo fixar os olhos em Jesus e caminhar, independente das situações! Diante dos inúmeros desafios que naturalmente virão, tenho certeza da fidelidade do Senhor, já testemunhada neste texto.
Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim [...] (São João 10,14).


Deus tem algo para você
Por Sem. Roberto Rosa
A experiência de viver no seminário este ano foi de ser pontual, para que a comunidade não atrasasse, uma vez que cuidava do cumprimento dos horários da casa; cuidar do que diz respeito à limpeza, nos produtos, materiais..., com sua aparência rústica, foi outro ponto importante, rústicos como são contribuem para o bem estar dos lugares.
Assumindo a oficina de reciclagem percebi que nada se perde tudo se modifica.
A vida acadêmica vem contribuir para tal experiência e naturalmente, pede um desenvolvimento e esforço cada vez maior.
Porém, a dimensão que é necessário ter em união com as outras é a espiritual, porque só com o olhar humano não se consegue dar passos, é no acompanhamento espiritual que encontramos direção em  Jesus na construção de seu Reino.
E aqui, direciono uma mensagem a quem quer discernir sua vocação: Você que tem o desejo de fazer um discernimento, procure seu pároco. Não tenha medo, Jesus não obriga ninguém a construir o Reino Dele, porém, convida você a participar dessa construção.

 Por Sem. André Luiz Andrade
 A vida no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus foi uma experiência incrível de amadurecimento em todos os âmbitos. O propedêutico é o lugar aonde você chega despreparado e assim mesmo é compreendido e lapidado para melhor servir a Cristo. É assim que me sinto hoje, em processo de lapidação, mesmo sendo doloroso é preciso dar o melhor ao Senhor e foi aqui que aprendi a dar esse primeiro passo.
A vida comunitária nos ajuda a amar e entender que o outro também precisa dessa chance de transformação.
A vocação nos faz fazer coisas inacreditáveis. Através do amor de Deus que preenche o nosso coração, vencemos nossas maiores dificuldades, pois uma vez que Deus chama nunca mais nos deixa sozinhos.  
 

2 comentários:

  1. Que bonito! Ver que Nosso Senhor fez e faz maravilhas, em meio aos seminaristas desta Instituição Formadora. É inspirador ver à forma de vivência, e ver também, os relatos deles. Portanto, isso me impulsiona, dia-a-dia de minha vida, a dar um Sim, à vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Continuem sempre assim! À Vontade de Deus cumprir-se-á em suas vidas e Ele, confirmar-nos-á a verdadeira vocação, à primeira, que é o Amor.

    ResponderExcluir
  2. Caros seminaristas,
    Quão elevante para mim é poder ver os vossos testemunhos. Como é clarividente o chamado do Cristo, Bom Pastor! Sou grato a nosso Senhor por conhecê-los e como vocês apostar a minha vida, grande dom Deus, pelo amor ''ágape'' Ser com o Cristo, sumo e eterno sacerdote, oblação perfeita ao Pai! Obrigado! E unânimes tal a Igreja nascente, esperando o Pentecostes, permaneçamos na santa perseverança da oração, na Fração do Pão e na sã Doutrina dos apóstolos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...