quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Jornada da Juventude receberá mais de 400 mil jovens latinos

Quase meio milhão de jovens procedentes de países da América Latina irão a Madri para participar na próxima semana, com o papa Bento XVI, das celebrações da 26ª Jornada Mundial da Juventude.

A organização prevê que 1,5 milhão de jovens se reunirão na capital espanhola entre 18 e 21 de agosto para o encontro com o papa, dos quais mais de 400 mil serão latino-americanos.

Os brasileiros são os mais numerosos, com um total de 13.472 inscritos oficialmente, segundo dados oferecidos pelos organizadores da Jornada Mundial da Juventude. O México ocupa a segunda posição, com 7.017 inscritos, seguido por Argentina (6.484), Venezuela (5.527) e Colômbia (3.685). Há que se ressaltar, porém, que estes números indicam apenas os registros oficiais, e que o total de participantes costuma ser o triplo destes dados.

Os jovens latino-americanos se reunirão em Madri com espanhóis e pessoas procedentes de outros países do mundo. Segundo os dados dos organizadores, por nacionalidades, sem contabilizar os espanhóis, os mais numerosos serão os italianos - calcula-se que participarão cerca de 100 mil -, seguidos por franceses, poloneses, alemães e americanos.

Desde que começou o período de inscrição, em 1º de julho de 2010, a capital espanhola se preparou para receber todos os peregrinos que participarão dos atos religiosos programados.

Para alojar os fiéis vindos do mundo todo, a organização do evento habilitou 693 centros públicos, 790 espaços privados e outros 3,5 mil espaços, como pavilhões esportivos, paróquias e colégios.

Os participantes serão atendidos por cerca de 30 mil voluntários, 4 mil deles estrangeiros, que estão se preparando há quase dois anos para receber e informar os peregrinos.
Eles também farão tarefas de tradução e logística e se ocuparão de acompanhar as autoridades e da coordenação de grupos.

A organização da Jornada Mundial da Juventude se adaptou às novas tecnologias e utilizou o Facebook (com páginas em 21 idiomas), o Twitter, o Orkut, entre outras redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...