sexta-feira, 16 de março de 2012

O encanto e a magia do circo diante dos nossos olhos.

O circo é o último vestígio de um saber antigo, existencial e iniciático. Esse saber, essa arte ancestral e única que é o circo, só se perpetua graças a doismecanismos:transmissão do saber de pai para filho, e o ensino proporcionado por uma escola“Ziegler, J.”

A cultura circense não perde o encanto

O circo é um dos mais importantes veículos da produção cultural no Brasil. Até a década de 50 e 60, somente o circo conseguia chegar a todos os municípios do país. Os espetáculos tinham música, dança, teatro, acrobacias, mágicas, animais, era uma festa de cultura e diversão. Historiadores afirmam que não se pode contar a história do teatro, da música, dos discos e do cinema sem falar no circo. Segundo o Ministério da Cultura, o circo constitui uma forma de expressão fundamental na formação cultural brasileira, por conta de sua itinerância e sua capacidade de influência em todo o território.
 A linguagem circense é das mais importantes manifestações das artes cênicas. Depois de atingir seu apogeu na primeira metade do século XX, o circo sofreu as conseqüências da remodelação das formas tradicionais e perdeu público devido à popularização das linguagens do cinema e da televisão.
 Nos anos 80, surgiram iniciativas de rearticulação do circo e de revitalização de sua riqueza, obtida graças à apropriação de elementos de diferentes culturas, linguagens artísticas e manifestações regionais. A diversidade de práticas circenses coloca desafios específicos para a elaboração de uma política para o setor.

A crise do circo  

O circo passa hoje por um momento difícil gerado pelo avanço tecnológico. “A internet é uma concorrente do circo, que é algo ao vivo. Antigamente, o circo sofreu com o auge do cinema, públicos lotavam cinemas, e o circo ficava sem espectadores. Acho que os meios tecnológicos afastaram as pessoas do circo e principalmente os jovens. eles formam seus próprios mundos, a internet forma suas redes sociais. Mas na busca por atrair os jovens, eles continuam oferecendo, o que temos de melhor, a arte circense e seu encantamento.



Desde criança, não ia mais ao circo. Ontem fomos...! Chamou-me a atenção a fila para ver o espetáculo do circo que chegara à cidade. Um impulso fez-me influenciar os seminaristas e padre David também... para redescobri o encanto da arte circense.




 Não somos os melhores, mas fazemos da nossa arte, o melhor da nossa vida. (Palhaço Dida)



 


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...