segunda-feira, 2 de julho de 2012

. ''O sangue dos mártires é semente para novos cristãos.'' (Tertuliano)

                                 *Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo                  

      Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus. (cf. Antífona da entrada; Missa do dia; MR)
   



       É surpreendentemente estupendo lermos supracitada e logo fazermos reminiscência desses dois grandes gigantes da única fé católica e apostólica. São Pedro e São Paulo. Provavelmente se formos fazer um levantamento entre os cristãos católicos e não-católicos acerca dos dois baluartes ;muitos já ouviram falar, todavia não conhecem os veneráveis apóstolos que, como diz o prefácio dos mártires ''mereceu dar o perfeito testemunho, derramando seu sangue como Cristo.'' 


          O que exaltarmos em Paulo de Tarso e em Simão, cujo sobrenome, após àquela tarde, ao encontrar-se com o Messias no Lago de Tiberíades ouvira ,do ''Consumador da nossa Fé'', isto é, Jesus Cristo. Recordemos, quando desse encontro, segundo o evangelista São João: e Jesus fixou os olhos em Simão e disse: a partir de hoje chamar-se-á ''kefas’' que dizer Pedra. 

      Neste ínterim pensemos, outrossim, no valente Paulo, que de perseguidor, tornou-se perseguido, de maneira tal, a exclamar como diz a segunda leitura da missa do dia:combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Eis aqui, pois, o que podemos, colocar como a máxima de Paulo que, esvaziando-se todo de si, mereceu, pela potência do Espírito Santo, robustercer-se do ''novo Adão para chegar a atingir à sua estatura. ‘’

           Em mais de dois milênios de Cristianismo e com a têmpera paulina e petrina no que tangencia o anúncio solene e público da pessoa do nosso Divino Salvador a Igreja, nossa Mãe Católica e Esposa do Deus Messias, continua com aquela genuína fé professada por Simão Pedro e aquela mesmíssima intrepidez evangélica de Paulo, quando da vez que chegara até aos gregos e, no areópago, anuncia-lhes o ''Deus desconhecido'', como estara grafado naquela ara. 

        Apraz-nos em figuras quão insígnes renovarmos quotidianamente a nossa fé, herança do nosso Batismo dada pela Santa Igreja, esta, cujas colunas são os dois príncipes dos apóstolos , seguido, por conseguinte, hoje, do Colégio Universal dos Bispos em comunhão única e verdadeira, para com o sucessor da  ''Cátedra Petrina''. 
     Hoje, irmãos meus, contemplamos a tecnologia; a pós-modernidade e eis que nessa eclosão,a Igreja permanece una, santa, católica e apostólica, conforme a exortação paulina:  uma só fé, um só Senhor, um só Batismo. E também um único Pedro, cuja face hoje resplandece no Santo Padre, o Papa Bento XVI, como único ponto da catolicidade e da caridade cristã. Oxalá essa Solenidade nos conduza na diuturna formação na escola de Pedro, que a Igreja.
    Sob os auspícios da Beatíssima Virgem Maria, ''Regina apostolorum'', dos beatíssimos Pedro e Paulo, colunas fundamentais da Santa Igreja e do Bem-Aventurado Josemaría Escrivá de Balaguer, que afirmara: ''Roma, és tão bela em seus monumentos, mas, nenhum deles, vos adorna tanto como o Vigário de Cristo'', possamos, na militância dessa Igreja , chegarmos à Jerusalém Celeste, a Igreja Triunfante, aonde ''pela cruz e pela espada'' com o sangue derramado, púrpura e coroa do martírio, chegaram os veneráveis apóstolos. Assim seja!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...