quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bento XVI pede aos jornais que deem mais notícias positivas

O papa Bento XVI disse [...] que os jornais devem informar os problemas sociais, mas não deveriam se esquecer de oferecer aos leitores mais notícias positivas e encorajadoras, durante visita ao jornal da Santa Sé, "L''Osservatore Romano", que acaba de completar 150 anos.


"Não há dúvida que entre as finalidades de um jornal está a de registrar os problemas sociais, ressaltando os aspectos negativos. No entanto, ainda respeitando o direito à informação, deveriam oferecer aos leitores as muitas notícias positivas e encorajadoras que não faltam em nosso mundo, que muitas vezes não encontram um adequado espaço jornalístico", afirmou o pontífice.


Bento XVI declarou que muitos desses problemas sociais são causados por "um progressivo afastamento dos valores humanos e cristãos".

O papa Ratzinger destacou ainda o trabalho da publicação da Santa Sé "para dar uma específica contribuição à difusão do Evangelho e testemunhar a verdade", ressaltando que esta deve manter uma "adequada" formação técnica e profissional e cultivar incessantemente um espírito de serviço e de fé às doutrinas de Cristo e sua Igreja.

O "L''Osservatore Romano", criado em 1861, tem sua sede dentro do Vaticano, para onde se transferiu em 1929, pouco depois da assinatura dos Pactos Lateranenses, que representaram o nascimento da Cidade do Vaticano.

O jornal tem uma edição diária em italiano e várias semanais em diferentes idiomas. Seu atual diretor é o leigo Giovanni María Vian, e em sua redação trabalham cerca de 100 pessoas provenientes de 15 países da Europa, América, África e Oceania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...