terça-feira, 29 de maio de 2012

Você é uma pessoa de “Caráter”?


 


O que é caráter?
 
E que queremos significar quando dizemos de alguém: eis um caráter? A palavra caráter designa a vontade humana firmemente orientada para o bem; e um jovem tem caráter se tiver princípios nobres a orientar a sua conduta, não se afastando deles, mesmo se esta constância lhe impõe sacrifícios.
Aquele que, pelo contrário, muda de princípios conforme as circunstâncias, a sociedade ou os amigos, que abandona uma maneira de proceder, reconhecida até então como boa, sob pretexto de que por ela não deve sofrer o menor desgosto, – esse tal é versátil e pouco seguro, não passa de um caráter frouxo, ou, caso mais grave, é um jovem sem caráter.
Isto basta já para te mostrar em que consiste a educação do caráter. Primeiramente é preciso que possuas princípios nobres;depois, por um exercício contínuo, é preciso habituar-se a agir em todas as circunstâncias segundo esses princípios. A vida moral de um homem sem princípios é assim como uma cana agitada pelo vento. Este homem procede hoje de uma maneira e amanhã de outra. A primeira necessidade é, pois, formar a força de que temos necessidade para seguir sem tropeçar o caminho que reconhecemos bom.
Repito: o teu primeiro cuidado deve ser formar em ti princípios justos. Ora, qual é o princípio justo quanto a estudos, por exemplo? “É preciso estudar com aplicação constante, porque Deus quer que eu cultive as faculdades que Ele me deu”. – Qual é o princípio justo quanto aos colegas? “Devo fazer-lhes o que gostaria que me fizessem”. E assim por diante… É indispensável que tenhas princípios justos em todas as coisas. A tua segunda preocupação é muito mais difícil: é seguir esses justos princípios, isto é, submeteres-te às exigências do caráter.
Um belo caráter não se recebe de presente; consegue-se por meio de labor árduo e contínuo, trabalhando para ele durante longos anos, dezenas de anos, muitas vezes. A influência do meio, as boas ou más tendências transmitidas por herança, podem produzir certa impressão no nosso caráter, mas, em última análise, o nosso caráter é obra nossa pessoal, o resultado do nosso trabalho de auto-educação. É dupla a educação que recebemos: a primeira é-nos dada pelos nossos pais e pela escola; a segunda – e é a mais importante – vem-nos dos nossos próprios esforços.
Sabes o que é a auto-educação? É a influência da nossa vontade sobre nós próprios, incitando-nos a seguir o bom caminho em qualquer circunstância, sem hesitar e com alegria.
Sabes o que é caráter? É proceder em conformidade com os nossos princípios fundamentais; – é o esforço exercido pela nossa alma na realização da nobre concepção que fizemos da vida.
Já agora podes compreender que i mais difícil nesta auto-educação não é a construção do princípio vital, mas sim o esforço que deve ser realizado, dia a dia, para proceder de harmonia com ele. “Este é o meu princípio e dele não me desviarei; ser-lhe-ei fiel, custe o que custar”. Mas isto exige muitos sacrifícios e eis a razão porque há, no mundo, tão poucos homens de caráter.
“Permanecer fiel aos seus princípios”, “nunca se afastar da verdade”, – quem não se orgulharia destes belos pensamentos…?
Ah! se não fosse tão difícil converter estes pensamentos em ações!
Se estes admiráveis intentos não esmorecessem no nosso espírito tão facilmente sob a perniciosa influência da sociedade, dos amigos, da moda… do nosso próprio eu que não gosta de ser incomodado a cada passo!…
Ouve o que, a tal respeito, diz o poeta:
Atentai no que fazeis;
não queirais ser cata-vento.
Bom caminho começado,
não deixeis um só momento.
(Reinick)
Eis o que a auto-educação te ensinará.
Texto retirado do blog: http://amigocruz.blogspot.com/2010/01/o-que-e-carater.html#ixzz1vpdBb5mr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...