sexta-feira, 17 de junho de 2011

BRASIL

Senado aprova projeto que obriga a combater bullying

Se texto virar lei, escolas públicas e privadas terão de prevenir as agressões entre estudantes

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou ontem um projeto de lei que torna obrigatório o combate ao bullying nas escolas. O projeto segue agora para a Câmara.

Se aprovado pelos deputados e sancionado pela presidente Dilma, as escolas públicas e privadas do país terão de ter "estratégias de prevenção e combate a práticas de intimidação e agressão" entre alunos, conhecidas como bullying.

O tema passará a fazer parte da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional, que rege o currículo das escolas públicas e privadas do país.

Críticas

Especialistas em educação criticam a imposição de novos conteúdos às escolas, o que poderia prejudicar o ensino dos conteúdos já previstos. Nos últimos quatro anos foram acrescidas ao currículo da educação básica sete novas obrigatoriedades.

Em boa hora

Em sua justificativa, o autor do projeto, senador Gim Argello (PTB-DF), disse que o bullying causa "enorme sofrimento às vítimas". O relator da proposta, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), disse que o projeto vem "em boa hora".

Em abril passado, o tema do bullying ganhou destaque nacional com o massacre numa escola de Realengo. O assassino de 12 crianças, Wellington Menezes de Oliveira, disse ter sido motivado pelo bullying que teria sofrido quando estudou na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...