terça-feira, 28 de junho de 2011

JMJ2011: Vaticano divulga programa oficial de Bento XVI em Madrid

Entre 18 e 21 de agosto, a participação do Papa no maior evento juvenil da Igreja Católica envolverá 12 discursos e homilias e diversas atividades sociais



Cidade do Vaticano (Ecclesia) – A sala de imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa oficial da visita de Bento XVI a Madrid, para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza entre 16 e 21 de agosto.


O Papa tem saída prevista de Roma no dia 18 de agosto, às 9h30, e a cerimónia de acolhimento na capital espanhola está marcada para as 12h00, no aeroporto Internacional de Madrid, onde Bento XVI fará o seu primeiro discurso perante os fiéis, autoridades civis e entidades religiosas locais.


Da parte da tarde, pelas 19h15, o Papa irá atravessar a Porta de Alcalá, acompanhado pelos jovens, na Praça da Independência.


Trata-se de um gesto profundamente simbólico, já que esta porta monumental, mandada construir pelo rei Carlos III, servia no século XVIII como entrada a todos os que ali chegavam, provenientes da Europa.


Os participantes na JMJ, vindos dos cinco continentes, terão depois ocasião de saudar Bento XVI e de escutar as suas palavras, num dos locais mais emblemáticos de Madrid, a Praça Cibeles.


Na manhã do dia 19, a agenda papal prevê uma visita de cortesia aos reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia, e encontros com jovens religiosos, no Pátio dos Reis de El Escorial, e professores universitários, na Basílica de São Lourenço.


O programa prosseguirá depois na Nunciatura Apostólica de Madrid, com um almoço aberto aos jovens, seguido de um encontro com o chefe do Governo espanhol, José Luís Zapatero.


Ao final da tarde, a partir das 19h30, Bento XVI preside ao primeiro grande momento religioso das JMJ, uma via-sacra no passeio de Recoletos, entre as praças Cibeles e Colón.


Os atos mais significativos desta visita a Espanha serão sempre assinalados com uma palavra especial por parte de Bento XVI, sendo que estão previstos pelo menos 12 discursos e homilias.


Na reta final da JMJ, dia 20, o Papa terá a oportunidade de confessar alguns jovens, nos jardins do Bom Retiro, e de celebrar missa para os seminaristas na Catedral de Santa Maria a Real de Almudena, sede episcopal de Madrid.


Depois de um almoço com o arcebispo de Madrid, D. António Rouco Varela, onde poderá confraternizar com diversos representantes da Igreja Católica espanhola, Bento XVI seguirá para uma reunião com o comité organizador do evento, na Nunciatura Apostólica, e para uma visita à Fundação Instituto São José.


Trata-se de uma instituição sob a responsabilidade dos irmãos de São João de Deus que, desde 1899, acolhe e trata pessoas com deficiências físicas e psíquicas.


Às 20h30 desse dia, o Papa encontra-se novamente com os jovens, no Aeródromo de Cuatro Ventos, para uma vigília de oração.


Nesse mesmo local, situado a oito quilómetros de Madrid, será celebrada no domingo, dia 21 de agosto, a missa de encerramento desta 26ª edição da JMJ.


Esta maratona de eventos conclui-se com um encontro entre Bento XVI e centenas de voluntários que, ao longo de vários meses, prepararam ao pormenor aquela que é considerada a maior iniciativa juvenil da Igreja Católica.


Depois da cerimónia de despedida, prevista para as 18h30 no aeroporto Internacional de Madrid, o Papa regressará a Roma, onde deverá chegar por volta das 21h30.


As Jornadas Mundiais da Juventude foram instituídas em 1985, por intermédio do Papa João Paulo II.


Esta reunião magna de jovens católicos realiza-se em cada dois ou três anos e deverá juntar em 2011 cerca de um milhão de jovens, vindos das mais diversas partes do mundo.



Fonte: agencia.ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...