terça-feira, 28 de junho de 2011

Redes sociais foram principais veículos de divulgação da JMJ 2011

Faltando menos de dois meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, o Vaticano realizou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 28, para divulgar os últimos dados e detalhes sobre a programação deste que é o maior evento da Igreja Católica.

Atualmente estão inscritos formalmente cerca de 400 mil jovens, mas o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Rylko, acredita que este ainda não é o número final, “levando em conta que os jovens normalmente se inscrevem na última hora”. “Jamais tivemos um número assim neste período”, destaca o cardeal.

A voluntária mexicana Elsa Vázquez Maggio, que trabalha na coordenação desta JMJ, conta que centenas de jovens em todo mundo ajudam de maneira desinteressada na divulgação do evento. As redes sociais, principalmente o Facebook, foram as grandes propulsoras na divulgação da JMJ de Madri.

“Muitos colocaram suas capacidades profissionais à disposição para a JMJ em vários setores: cultural, marketing, comunicação, gestão administrativa, etc”, explica a voluntária.

Diversas pessoas, destaca Elsa, depois de seu tradicional dia de de trabalho, iniciaram uma jornada de trabalho pela JMJ - contribuindo com a sua parte, mesmo que pequena, mas significativa - deixando de lado seus passa-tempos, famílias e amigos.

Dom Stanisław ressalta que 24 mil voluntários de diversos países estarão formalmente empenhados em vários serviços nesta JMJ.

“Graças a eles, mais de um milhão de jovens virão a Madri em agosto. Para fazer isso, milhares deles trabalharam, trabalham e trabalharão durante a JMJ como voluntários a fim de que estes dias sejam realmente inesquecíveis”, enfatiza a voluntária mexicana.


Um verdadeiro Pentecostes

Cerca de 14 mil sacerdotes que acompanharão seus jovens também estão inscritos, além dos 744 bispos, dos quais 263 “bispos-catequistas”.

Serão 250 pontos para as catequeses que serão pronunciadas em 30 línguas. “Será um verdadeiro Pentecostes! 700 mil cópias do YOUCAT serão distribuídas aos jovens em 6 línguas”, salienta o Dom Stanisław.

Antes de chegar a Madri, os jovens serão recebidos em 68 dioceses espanholas, o que segundo o cardeal, é uma confirmação de que toda a Igreja na Espanha está envolvida diretamente na experiência da JMJ.

Cardeal Stanislaw destaca também que, em vários países, muitos jovens acompanharão simultaneamente a JMJ por meio de transmissões televisivas ou pela internet, como na Ucrânia, em Madagascar e no Brasil.

A Tv Canção Nova transmitirá todos os momentos com o Papa Bento XVI e durante sua programação entrará com flashs ao vivo de Madri.

“A presença do Santo Padre constitui o fator fundamental de cada JMJ. O Papa chegará em Madri, na quinta-feira, 18 de agosto e às 19h30 (horário local) e haverá logo a festa de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles”, elucida o cardeal.


Detalhes da programação com o Papa

Na manhã da sexta-feira, 19 de agosto, o programa será na El Escorial, um encontro com jovens religiosos e docentes universitários.

No mesmo dia, haverá o tradicional almoço com representantes dos jovens com o Santo Padre. O dia se concluirá com a participação do Santo Padre na Via Sacra dos jovens pelas estradas de Madri.

Na manhã do sábado, 20 de agosto, o Papa visitará o centro de reconciliação, onde confessará alguns jovens. Depois presidirá a Santa Missa para os seminaristas na Catedral de Madri e às 20h30, no aeroporto de Cuatro Vientos, haverá uma vigília de oração com os jovens.

Já no domingo, 21 de agosto, às 10h, a solene Celebração Eucarística concluirá a JMJ 2011. A jornada de Madri, recorda Dom Stanislaw, acontece pouco tempo depois da beatificação de João Paulo II, fundador das JMJs.

“O Papa Wojtyla retorna assim entre os jovens que tanto amou e que tanto o amaram. Retorna, porém, como Beato Patrono e Protetor. De fato, a Celebração Eucarística de acolhimento dos jovens peregrinos, presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, na terça-feira, 16 de agosto, na Praça de Cibeles, será dedicada ao novo Beato”, conta Dom Stanislaw.

O presidente do dicastérios para os leigos salienta que cada JMJ é uma experiência extraordinária de uma Igreja amiga dos jovens, uma Igreja que se coloca a serviço das jovens gerações.

“É uma experiência de Igreja mundial – única no seu gênero – que abraça todo o planeta, de uma Igreja jovem, plena de entusiasmo e impulso missionário. É uma epifania da fé cristã que há dimensões realmente planetárias. E os jovens – especialmente na nossa velha Europa, profundamente secularizada e laica – têm uma particular necessidade de tudo isso”, ressalta o cardeal.

Toda JMJ é um semeação evangélica, é um dom a se acolher com gratitude e com vivo sentido de responsabilidade. “Confiamos, de qualquer modo, à intercessão dos santos patronos da JMJ, mas de modo particular, ao Beato João Paulo II, esta semeação, para que possa trazer abundantes frutos na vida de tantos jovens de hoje”, salienta o cardeal.

Programa cultural da JMJ de Madri

Dentro do programa cultural da jornada, o Museu do Padro, uma das mais importantes pinacotecas do mundo, oferecerá aos peregrinos gratuitamente a possibilidade de aproveitar o conteúdo religioso dos artistas Rubens, El Greco, Velázquez, Zurbarán e Caravaggio.

O grupo Calderón de la Barca apresentará na JMJ o auto sacramental "O Ano Santo", mostrando com grande profundidade a luta contra o pecado e a graça dentro do homem.

E a mostra sulamericana intitulada “Paixão pelo homem, de Santo Toribio de Mogrovejo” apresentará um homem servo de todos que demonstra que se pode amar o homem sem limites em nome do desejo de comunicar a verdade.

“Do mesmo modo, do Paraguai, vêm “las Reducciones", uma mostra sobre os povos indígenas convertidos ao cristianismo”, conta a voluntária.

Na JMJ, o cinema terá um destaque especial. Na quarta-feira, 17 de agosto, na Calle Fuencarral será instalado o “jmj.cine”, um espaço que convida os peregrinos e o público em geral a ver filmes que contam histórias de cristãos radicais e edificados em Cristo.

“Serão projetados filmes e depois serão realizados encontros e debates com os diretores e profissionais do mundo do cinema. Por fim, haverá um show espetacular apresentando as trilhas sonoras dos filmes acompanhadas pela leitura dos textos de Bento XVI e a estréia mundial de um filme com a presença de seus atores”, explica Elsa.




Fonte: noticias.cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...