terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

E no país da Rainha...


Secularismo esvazia a fé cristã dos britânicos, metade da população não tem religião.


Uma pesquisa realizada pela organização independente NatCen Social Research, da série British Social Attitudes apontou que metade da população britânica não tem religião. 

Pela pesquisa, os anglicanos constituem o maior grupo de religiosos do país, com 20% da população. Em seguida vêm a categoria de “outros cristãos” (15%), católicos (9%) e não cristãos (6%).

Dados apontam ainda que a secularização continuará avançando na Grã-Bretanha nos próximos anos. Para os pesquisadores não há nenhuma evidência de que o ciclo de vida dos britânicos tenha influenciado nos resultados da pesquisa.
O relatório da pesquisa afirma que, além de a geração mais velha de não religiosos estar sendo substituída pela mais nova, os jovens pais estão mantendo seus filhos longe de qualquer crença.

Para os analistas da NatCen, esses dados indicam que, cada vez mais, a sociedade britânica adotará decisões liberais em questões que têm a forte oposição dos religiosos, como o casamento gay, aborto e eutanásia.
Em contrapartida, segundo os analistas, os jovens religiosos tendem a ficar isolados na sociedade, podendo haver entre eles, em consequência, atitude radicais de contestação ao statu quo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...