terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Primeira beata indígena norte-americana e jovem mártir filipino serão canonizados no Dia Mundial das Missões


Vaticano


O  Papa Bento XVI vai canonizar, no dia 21de outubro, Kateri Tekakwitha, primeira santa  de uma tribo indígena pele vermelha, e o jovem mártir filipino Pedro Calungsod, junto com outros cinco beatos.

Kateri Tekakwitha, filha de um chefe da tribo Mohawk, foi batizada aos 20 anos, apesar da oposição de seus famíliares, por isso foi rejeitada pela sua comunidade. Durante sua curta vida, manteve uma intensa devoção ao Santíssimo Sacramento

Ela morreu aos 24 anos em 1680 e foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1980.

Enquanto Pedro Calungsod era um catequista de 17 anos que morreu apedrejado por um pai furioso após participar, juntamente com um padre jesuíta, no batismo de uma criança, para um trabalho missionário nas Ilhas Marianas, no Pacífico Oriental

O sacerdote deu-lhe a absolvição sacramental, pouco antes dele também ser atacado a pedradas. Seus corpos foram jogados no mar por seus assassinos.

O Papa João Paulo II o beatificou em 2000.

As outras cinco pessoas que vão ser elevadas aos altares durante o Dia Mundial das Missões são Jacques Berthieu, padre da Companhia de Jesus e o mártir Giovanni Battista Piamarta, sacerdote e fundador da Congregação da Sagrada Família Nazaré e Congregação das Irmãs Humildes Servas do Senhor.

Marianne Cope, religiosa da Congregação das Irmãs da Terceira Ordem de São Francisco de Syracuse, e a leiga Anna Schäffer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...