domingo, 9 de outubro de 2011

Círio de Nazaré

Neste domingo (9), acontece a edição 2011 do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, momento tão aguardado pelo povo católico paraense, traduzido em forma de uma romaria, composta por cerca de dois milhões de pessoas.
A Imagem da Virgem percorre cerca de 3,6 Km de distância, com a chegada prevista, inicialmente, para 12h, na Praça Santuário de Nazaré. O Círio não reúne somente quem mora no Pará, mas também fiéis vindos de outros Estados e até países. Segundo levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA), o número de romeiros que participam do Círio cresce a cada ano.
História de fé
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré remonta ao início da colonização portuguesa. O termo 'Círio' vem da palavra latina "cereus", que significa vela ou tocha grande. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo, o termo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré, em Belém do Pará e em cidades do interior do Estado.
No ano de 2004, aconteceu o maior Círio da História, com duração de 9 horas e 15 minutos. Neste mesmo ano, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi registrado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio cultural de natureza imaterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...