sábado, 15 de outubro de 2011

Vaticano vai expor bula papal que deu origem ao Tratado de Tordesilhas

Cidade do Vaticano (RV) - A bula "Inter Cetera", do Papa Alexandre VI, que marcou a delimitação entre os descobridores espanhóis e portugueses pouco depois da chegada à América, será um dos cem valiosos documentos custodiados no Vaticano que serão expostos em Roma em 2012.
A mostra será intitulada "Lux in arcana. O Arquivo Secreto Vaticano se revela", que terá início em fevereiro de 2012 nos Museus Capitolinos de Roma.
Desta bula papal existem duas versões. A original está no Arquivo das Índias, em Sevilha (Espanha), e a outra se encontra no Registro Vaticano 777 do Arquivo Secreto Vaticano.
Depois que Cristóvão Colombo voltou à Espanha, em março de 1493, o Papa Alexandre VI – o espanhol Rodrigo de Borja – a pedido dos reis católicos, preocupados com as reivindicações territoriais do Rei João de Portugal, emanou esta Bula, datada de 4 de maio de 1493, mas que foi enviada e registrada somente no final de junho do mesmo ano.
Com esse documento, conhecido também como "bula intercoetera ou da partição", dividiram-se as concessões espanholas das portuguesas através de uma linha ou meridiano de polo a polo, a cem léguas das Ilhas dos Açores e Cabo Verde, passando a pertencer o que dessa linha ficasse para o oriente às conquistas de Portugal e para o poente às da Espanha. Essa bula deu origem, um ano depois, ao Tratado de Tordesilhas.
Além deste documento de incalculável valor, "Lux in arcana" (luz sobre o mistério) exporá as atas do processo a Galileo Galilei (1616-1633) e a carta dos membros do Parlamento inglês ao papa Clemente VII sobre a causa matrimonial de Enrique VIII (1530), entre outros documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...