segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O que o Encontro de Assis foi... O que não foi...

O que houve em Assis, nesta semana, no encontro do Papa com líderes de todas as principais religiões do mundo e com alguns agnósticos?
O Papa quis mostrar que a religião, quando bem compreendida, não leva à violência, mas é caminho de humanização.

Os vários líderes estavam ali para proclamarem juntos que o homem foi feito para o Infinito, para Algo Mais; estavam ali para dizerem que não crer em nada e se contentar com isto não é o normal do humano, não é humanização, mas diminuição da humanidade.
Estavam ali, os líderes religiosos para dar um exemplo de tolerância, de respeito pela consciência do outro e do modo como o outro vive sua experiência religiosa. Estavam ali para se comprometerem com a paz.
O que eles não fizeram ali?
Não rezaram juntos, pois não creem no mesmo deus.
Não rezaram juntos, porque seria um faz-de-conta e um desserviço ao sentido verdadeiro do que é a religião – que não é relativismo nem sincretismo, mas certeza de uma Verdade.
Ao invés da oração conjunta, fizeram todos um momento de silêncio para uma reflexão ou uma oração pessoal de acordo com sua crença...
Não se tenha dúvida: crer é melhor que não crer! Se é verdade que somente o cristianismo é a religião verdadeira e somente na Igreja católica subsiste a Igreja de Cristo, não é menos verdade que é mais humano professar uma crença religiosa e toda religião exprime a bendita saudade que todo ser humano tem do Infinito. Eis Assis. Só isto, tudo isto, nada mais que isto!
Texto retirado do blog de Sua Excelência Reverendíssima Dom Henrique Soares da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...