quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A vocação

Quando falamos de vocação temos que perceber o que significa vocação, o que é ter vocação? Isso consiste em realizar-se em meio as nossas atitudes e sermos levados a confirmar nossas vidas pelas nossas atitudes rumo à realização de nossos ideais.

Quando afirmamos ter vocação para “algo”, na verdade afirmamos que somos capazes de realizar isto ou aquilo da melhor maneira possível e com o empenho necessário para que a vida tenha valido a pena ser vivida. Embora a vocação não consista em fazer “coisas”, mas na busca de fazer o melhor, temos que nos esforçar por fazer valer à pena cada instante vivido, pois este não mais voltará e por isso, realizar-se na vida é ter a coragem de experimentar cada momento com intensidade.

No entanto existe uma vocação universal, a vocação à felicidade que se revela na dinâmica da vida e na busca constante de ser preenchido e satisfazer os anseios de nosso ser. Contudo tal busca está destinada ao fracasso se não se voltar a Deus.

Esta verdade fundamental está guardada no silêncio de nosso coração de tal modo que se manifesta na medida em que cada pessoa tem a coragem de quebrar os grilhões do comodismo e da ordinariedade cotidiana, se perguntando profundamente o porquê de estar no mundo? Se há um sentido objetivo para o seu existir?

É se deparando com tais questões que nos é permitido mergulhar na busca de certezas que nos aventuram a sermos diferenciados em nossas ações, em nossas vidas, em nossas escolhas; é olhar para o alto e gritar que não desejamos ser “apenas mais um” no mundo, e sim autênticos e felizes humanos capazes de sorrir, de perdoar, de recomeçar...

Essa verdade foi manifestada pela Igreja, quando ela diz que: “A razão mais sublime da dignidade do homem consiste na sua vocação à união com Deus. É desde o começo de sua existência que o homem é convidado a dialogar com Deus: pois, se existe, é só por que, criado por Deus por amor e, por ele, por amor, constantemente conservado; nem pode viver plenamente segundo a verdade, se não reconhecer livremente esse amor e se entregar livremente ao seu criador”. (Gaudium Et Spes, par. 19).

Assim, percebemos o porquê de homens e mulheres que quando olhamos para as suas vidas somos impulsionados a compará-los a verdadeiros “Heróis em meio ao mundo”, eles que foram capazes de deixar tudo e sem nada, ir à busca de Tudo para encontrar o Verdadeiro Tesouro escondido no limiar, que só pode ser atravessado por aqueles que têm a coragem de se entregarem e confiarem no Criador!

Ter vocação é ser diferente, é fazer bem feito as coisas simples, é enxergar a beleza que se esconde nas tarefas singelas, ter vocação é nascer a cada dia e morrer a cada mediocridade para ressurgir na esperança de ser vencedor... Ter vocação é amar o Amor que nos fez amando-nos a todos, ter vocação é estar com Deus intimamente, onde cada respirar só obtém sentido quando clama por Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...