quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A “dieta midiática” nossa de cada dia..


No começo deste ano, o jornal The New York Times publicou os resultados de uma pesquisa que indicam que “em um mundo com televisões até em lojas de doces, catálogos digitais de telentrega de filmes e videoclipes para celular, o cidadão norte-americano médio passa 61 minutos por dia exposto a propagandas e promoções de TV”.
Porém, no total, um cidadão norte-americano adulto fica quase 8,5 horas por dia na frente de telas — desde TVs, celulares, computadores e até equipamentos de GPS —, de acordo com o estudo do Council for Research Excellence.
De acordo com a pesquisa, a TV ainda é o meio de maior consumo e publicidade midiáticos. Já o computador ultrapassou o rádio como a segunda atividade midiática mais comum do dia a dia dos norte-americanos.
Outro dado interessante é o aumento da capacidade daquilo que os estudiosos chamam de“multitasking”, ou seja, multitarefas realizadas concomitantemente, especialmente no que se refere ao uso das mídias
Além disso, o estudo da Ball State University descobriu que a Internet está afetando também o uso da mídia. Jovens de 18 a 24 anos são os que menos assistem TV de todos os grupos pesquisados (3h30min por dia), são os que mais passam tempo enviando mensagens de texto (29min por dia) e são os que mais assistem vídeos pela Internet (5,5min por dia).
A partir desses dados, a revista Wired , em sua edição de agosto, publicou uma espécie de “dieta midiática”, sugerindo a seus leitores uma forma mais “balanceada” para “consumir mídia” durante essas 9h. Segundo a revista, “uma boa nutrição”, inclusive midiática, “mantém a sua mente afiada, seu corpo saudável e sua vida mais longa”.
Dieta midiática
Segundo o gráfico, a sugestão é passar 0,75h em microblogging (serviços como o Twitter), 1h jogando jogos eletrônicos, 1,25h em redes sociais online (Orkut, Facebook etc.), 2,5h em serviços de informação e notícias e 3,5h em entretenimento.

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