quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Afinal, o que é Criatividade?




No dia 17 de novembro comemoramos o dia da criatividade. Queria ter liberado esse post no dia, mas todo criativo precisa de um pouco mais de prazo de vez em quando.
A criatividade é inerente ao ser humano, que sente necessidade dessa potencialidade, esta está ligada diretamente a sua formação cultural, o contexto social onde está inserido. A capacidade de criar está intrinsecamente ligada às experiências desse indivíduo.
Criar é basicamente informar. É poder dar uma forma a algo novo. Em qualquer que seja o campo de atuação, trata-se, nesse “novo”, de novas coerências que se estabelecem para mente humana, fenômenos relacionados de modo novo e compreendido em termos novos. O ato criador abrange então a capacidade de compreender; e esta por sua vez, a de relacionar, ordenar, configurar, significar. (OSTROWER, 2004, p. 9).
Apesar de não existir uma definição para criatividade, entendemos como a capacidade de fazer algo novo, que seja funcional para atender e solucionar um problema diagnosticado. Como levantado anteriormente, essa capacidade necessita de uma bagagem cultural do indivíduo e essa bagagem, tal como no processo criativo está em órbita, em torno do produto final, tal como o conteúdo desse blog.
A criatividade não pode ser ensinada por se tratar de um processo natural e individual, mas pode ser estimulada, e essa é a proposta deste blog: propiciar aos leitores terem experiências criativas através de referências postadas diariamente.
E ai, vamos exercitar a criatividade?
 Criatividade é a mãe da necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...