sábado, 18 de fevereiro de 2012

Nova Capela é dedicada ao Imaculado Coração de Maria

Aracaju, Seminário Propedêutico, 17 de Fev. / 2012

"Que alegria quando ouvi que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’’

Com estas palavras do salmo cento e vinte e um, podemos manifestar o contentamento de todos que participaram da Solene Concelebração Eucarística, presidida por Sua Excelência Reverendíssima Dom José Palmeira Lessa quando a Capela do Imaculado Coração de Maria situada no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus foi abençoada. Estavam presentes alguns sacerdotes, entre os quais, o Magnífico Reitor do Seminário Menor, o Pe. José Horácio Matos Fraga, o Magnífico Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, o Pe. Jânison de Sá Santos e o Reverendíssimo Pe. David Camargo, um dos formadores do Seminário Propedêutico, diáconos, seminaristas e professores. Fez-se presente, também, membros da Comunidade Shalom, Toca de Assis e Caminho.







A Sagrada Liturgia, foi cantada por componentes do Coral Vozes da Vitória, cujo regente é o Evandro Bispo, professor de música sacra do Seminário Propedêutico. No ato penitencial, conforme as rubricas do Missal Romano, pôs-se aspersão nas paredes do templo, no presbitério e nos fiéis. 



A seguir, precedente à Liturgia da Palavra, executou-se a bênção do ambão, o lugar que se proclama a Sagrada Escritura, são enunciadas as preces e profere-se a homilia. Na homilia, o Sr. Arcebispo enalteceu a importância de erigir-se o templo, porquanto, o mesmo, é imagem da Jerusalém Celeste e é aí que oferecemos o Sacrifício da Sagrada Eucaristia. Salientou a beleza da arte pintada ao centro do Presbitério, o Ícone do Cristo, cuja real presença, encontramos encerrada na Eucaristia. 





Posteriormente deu-se a bênção do altar e incensação. O gesto de incensar, remete-nos ao oferecimento do Sacrifício como o suave odor do incenso a Deus. Logo, foi forrado, posto os castiçais, e a cruz, para recordar que o sacrifício, outrora realizado, perpetua-se e atualiza-se no altar. Com estes ritos, principiou-se a Liturgia Eucarística como de costume.









Ao final, o Reverendíssimo Pe. José Horácio manifestou à sua gratidão pelo empenho dos seminaristas e vocacionados com a venda de adesivos, camisas e calendários para a construção da Capela, bem como a colaboração dos benfeitores que estimam à formação dos sacerdotes. Em suas palavras, disse da importância do belo na Liturgia, porque ajuda-nos a celebrar os mistérios do Senhor.




Texto: Seminarista André Fernandes

                                                

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...