quarta-feira, 4 de abril de 2012

Uma história a ser contada - 99 ANOS - SEMINARIO ARQUIDIOCESANO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

O Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus foi fundado no dia 04 de abril de 1913 por Dom José Thomas Gomes da Silva com o intuito de formar jovens para o sacerdócio.




A primeira sede desta instituição funcionou na própria residência de Dom José, na Praça Camerino, n. 181, sendo transferido posteriormente para o prédio situado na quadra de terra entre as ruas São Vicente, Espírito Santo, Itabaiana e Pacatuba, atualmente sede do Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus. No ano de 1980, o seminário mudou suas instalações para a antiga chácara Paulo VI no bairro Industrial, onde funciona até hoje.


 
Considerado um marco no ensino superior em Sergipe, este estabelecimento foi responsável pela formação acadêmica, cultural e religiosa de inúmeros jovens, alguns de notoriedade nacional, a exemplo de Dom Miranda Vilas-Boas e Dom Avelar Brandão Vilela.
            Ao longo destes noventa e seis anos de existência, vinte e seis reitores dirigiram esta casa, dentre eles destacamos o trabalho de seu fundador Dom José Thomas e do Monsenhor José Carvalho de Souza, que durante vinte e dois anos dirigiu esta instituição.
            Atualmente nosso arcebispo Dom José Palmeira Lessa, contando com a colaboração do seu clero e do povo de Deus, mantêm o Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus funcionando com uma turma de Propedêutico, fase introdutória à disciplina do seminário e de revisão dos estudos do nível médio.
            Nas instalações do seminário também acontecem encontros de diversas pastorais e movimentos eclesiais e sociais, basta que consulte o reitor quanto à disponibilidade do local. Assim ajudamos na manutenção física do prédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...