segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A AUSTERIDADE COMO PROPÓSITO DE VIDA


Que exemplo melhor do que o Batista podemos tomar para falar da austeridade? João, que desde o seu nascimento sabia que deveria aplainar os caminhos do Senhor, foi viver no deserto. Muito mais do que um deserto material, João habitava o deserto da austeridade.

Ser austero é um desafio. A austeridade é uma virtude que devemos buscar viver todos os dias, neste modelo de vida formativa à qual escolhemos. Entretanto, como é possível viver este propósito em nossos tempos? Diariamente somos enxertados de valores e princípios que não podem ser associados à modéstia e à prudência que nos são necessárias para viver a fundo o princípio austero.

Portanto, todas as vezes que buscarmos ter a austeridade como o modelo de nossas vidas, lembremo-nos do exemplo de João, da urgente e necessária mortificação dos sentidos, da simplicidade no agir e no falar, da fundamental e imprescindível disciplina, do cuidado no vestir, pois isto pode até afetar a nossa castidade etc.

Autocontrole é fundamental para aquele que busca ser austero. Travemos, então, uma luta diária contra aquilo que a sociedade secular nos impõe, para, por meio dos exemplos já citados, podermos também entrar no mesmo deserto que João. Somente nesta austeridade, no deserto de mortificação, de obediência e de renuncia, poderemos verdadeiramente estar abertos à Palavra do Senhor. E, por fim, poderemos com firmeza na fé e na oração, responder-Lhe e deixar ser conduzidos por sua mão poderosa, para viver segundo o que o Filho disse, agindo cheios do Espírito Santo. Amém.
                

P.S: Redigido pelo Sem. Ediney de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...