sábado, 18 de agosto de 2012

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA

                                    
A vós irmãos graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, Nosso Senhor!

    Diz-nos a Antífona da Entrada da Missa do Dia: ``Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando este dia festivo em honra da Virgem Maria: os Anjos se alegram pela sua Assunção e dão glória ao Filho de Deus.``

       Recorda-nos a Igreja no dia quinze de agosto (no Brasil com licença da Sé Apostólica no Domingo mais próximo) a Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus, assunta aos céus, à direita do Unigênito. Coroada tal qual Rainha do céu e da Terra! ‘’A ``Dormitio Virginis`` e a Assunção, no Oriente e no Ocidente, estão entre as mais antigas festas marianas. Este antigo testemunho litúrgico foi explicitado e solenemente proclamado pela definição dogmática do Papa Pio XII em 1950.’’ (cf. Missal Romano)

          Eis cristãos diletos que a hodierna Solenidade da Virgem Maria, no que tange a piedade popular, é conhecida por uma gama de epítetos dentre os quais destacamos: Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora dos Anjos, Nossa Senhora da Boa Hora, Nossa Senhora Imperatriz dos Campos etc. Tais nos remetem ligeiramente a uma precisão única, consoante o magistério da Igreja: ‘’A Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha de culpa original, terminando o curso de sua vida terrestre, foi exaltada em corpo e alma à glória celeste e pelo Senhor exaltada qual Rainha do universo, para que mais plenamente estivesse conforme o seu Filho , Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte’’ (LG 59).

     Celebrarmos Maria assunta aos céus, entendamos bem: é, de fato, conduzidos pelas virtudes teologais do Santo Batismo, a fé e a esperança, que a Igreja peregrina, após as vicissitudes do ‘’Kronos” associada ao “Kairós’’ ,participará do mesmíssimo gáudio e plenitude da qual a Santa Mãe de Deus, conforme reza a Liturgia, no prefácio, `` é consolo e esperança para o vosso povo ainda em caminho.``  Contemplamos a imagem de Maria Santíssima e logo, em nossos corações, desponta a mulher toda bendita que soube experimentar na sua existência o Plano da Economia da salvação para a humanidade que toda ficara sujeita à morte segunda após a primeira queda dos primeiros pais nossos. Com o nó da desobediência da mulher Eva; a obediência da Mulher Maria desata-o, o homem conheceu uma nova criação. O Proto-Evangelho do Gênesis atesta: ‘’ Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.’’ (cf. Gn 3, 15)

    Maria, à destra do Redentor, vela incansavelmente por toda a Igreja em caminho. Diz-nos o Apóstolo Paulo, na segunda leitura da Missa do Dia: ‘’Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda.`` Quão caras e notabilíssimas são deveras essas afirmações. Reparemo-las e meditemo-las quanto a sua revelação e outrossim a escatologia da mesma. Nosso Senhor crucificado-ressuscitado é a certeza da nossa paz derradeira e definitiva e dá-nos esta certeza a Virgem Santíssima. Apraz-nos destacar o que diz o evangelista São Lucas: ‘’Quanto a Maria guardava todos aqueles fatos e meditava-os em seu coração’’.

   Maria triunfante aos céus, após participar intimamente dos mistérios da salvação, desde à Encarnação ao Pentecostes, como a plenitude do Mistério Pascal, goza do galardão dos filhos de Abraão, por motivo tão excelso, nós também, como coerdeiros de Cristo, filhos no Filho de Deus, receberemos. Festejar esta solenidade faz-nos pensar que toda a vida de Maria Santíssima sempre fora uma atualização daquele ‘’Fiat`` que desdobra-se até ao auge da cruz do Senhor. Debaixo da ara da salvação permanece àquela que, em seio puríssimo, gestou o Salvador do Gênero Humano! Vejamos caros irmãos. Nós, que pelo Batismo,  como no-lo diz o Apóstolo, ‘’pertencemos a Cristo por ocasião de sua vinda,’’ receberemos a recompensa dos eleitos, das virgens prudentes, que, quando da chegada do Noivo estavam com as lâmpadas acesas.

  Oxalá contemplando a Mãe de Deus, Nossa Senhora da Assunção, permaneçamos com os nossos corações voltados para o Divino Redentor, pois cumprindo com a vontade de Deus, cuja máxima é o amor-oblativo, participemos da glória de Maria e como ela e com ela cantemos o eterno Magnificat. Assim seja!



   

    








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...