domingo, 19 de agosto de 2012

O Olhar para a Fraternidade


Quando entramos no mundo eclesial, especificamente viver em comunidade, seja ela nos seminários, das novas comunidades, em qualquer lugar onde deparamos para a convivência com as pessoas, ficamos estupefatos por duas realidades: o “individualismo” e a chamada “Fraternidade”.

Vivendo em uma sociedade que a cada dia busca o capitalismo ferrenho, o prazer pelo prazer e em um mundo secularizado é inevitável não está impregnado pelo individualismo que permeia as relações. Deparamo-nos por uma realidade onde o nosso mundo que criamos é o melhor, nossas opiniões que estão certas e não temos a sensibilidade de perceber que em tudo, estamos interagindo com as pessoas.

Ao vivermos em comunidade essa realidade será conturbada, ao perceber que o mundo não gira em torno de você, começa a crise do individualismo. Perceber que você será mais um na comunidade é chato! Mas não é o fim do mundo. Porém saber que um todo será mais forte e necessário inicia-se a Formação da Fraternidade.

Na comunidade o que importa não é você, mas sim seus irmãos, o individualismo fica de lado, enquanto o senso comum tem o compromisso de agir, colocar-se no lugar do outro, preocupar-se com o outro. O grupo só encontrará a fraternidade quando todos tiverem a ousadia de trazer para si o senso de pertença da comunidade e paralelamente viver os sermões que São Paulo fazia nas comunidades onde passava.

A Fraternidade é possível! Basta caminhar rumo a ela, saber que é a comunidade que agora, estará intrínseca a você, é com ela que você erra e acerta, é com ela que vamos buscar a santidade nas nossas ações, nos projetos e no nosso ser. Ela que nos ajuda a reconhecer quem somos de verdade!

Somos irmãos! Somos Fraternos! Basta querer e saber agir! Desta forma a alteridade chegará e viveremos melhores e mais perto do Reino de Deus.

P.S- Redigido pelo Seminarista Propedeuta Bruno Marques Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...