quarta-feira, 25 de maio de 2011

25 de Maio, aniversário natalício de São Pio de Pietrelcina




Por Seminarista André Luíz


Este santo homem, fiel seguidor de São Francisco de Assis, nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina - Itália. Seu nome verdadeiro era Francesco Forgione.
Ainda criança, Francesco tinha uma admiração muito forte à Virgem Maria e a seu filho Jesus, vendo-os constantemente. Mesmo muito pequenino, já havia feito uma enorme amizade com seu anjo da guarda a quem recorria sempre que era preciso.
Com quinze anos, entrou para o noviciado dos frades menores capuchinhos adotando o nome de “Frei Pio”; concluindo o noviciado, formulou os votos simples e depois os votos solenes. Frequentou os Estudos Clássicos e Filosofia. Foi ordenado padre dia 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento.
Após a ordenação, por motivos de saúde, Padre Pio precisou ficar com sua família até 1916 e em setembro desse mesmo ano, foi enviado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até o dia de sua morte.
Abrasado pelo amor de Deus, marcado pelo sofrimento e totalmente imerso nas realidades totalmente sobrenaturais, Padre Pio recebeu os estigmas, sinais da paixão de Jesus Cristo.
Dedicava-se totalmente ao ministério da confissão, a fim de fazer com que seus filhos espirituais abrissem os olhos diante do pecado e se redimissem. Tinha a intenção de que os fiéis ficassem longe do maligno, ele que era testado, torturado e tentado por um demônio conhecido por ele como “Barba Azul”. Fundou também um hospital, a “Casa do Alivio do Sofrimento”, que tinha como intenção não só cuidar do corpo, mas, dos sofrimentos espirituais.
Padre Pio sofreu os horrores da segunda grande guerra mundial, por isso, fundou grupos de oração para que em meio à escuridão do sofrimento da guerra, houvesse pequenas luzes a levar o amor e a paz de Deus neste vale tenebroso de lagrimas.
No aniversário de 50 anos dos grupos de oração, Padre Pio celebrou uma missa nesta intenção. Esta celebração seria o caminho do seu calvário, sabendo que era a última vez que seus filhos espirituais o veriam.
No dia 23 de setembro de 1968, em seu quarto conventual, com o terço nas mãos e repetindo o nome de Jesus e Maria, descansava em Deus aquele humilde frei de Pietrelcina que tinha mostrado ao mundo que é possível fazer a diferença e ser santo seguindo o Cristo até a cruz.
Foi beatificado no dia 2 de maio de 1999 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 16 de junho de 2002 pelo saudoso Pontífice.
Padre Pio dizia:
"Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!"
San Pio da Pietrelcina, prega per noi!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...