domingo, 22 de maio de 2011

O Novo Mandamento

Por Seminarista Lucas Rafael


O Senhor dá um novo Mandamento aos seus discípulos: “Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros”. (Jo 13,34)

É este Amor que nos faz cada vez mais felizes e realizados. Quando estamos unidos ao Amor de Deus não há nada que nos possa abalar.
Devemos agir como nos diz a Primeira Carta de São João “temos que amar não com palavras, nem com a língua”, nem como se amam aqueles que vivem na corrupção da carne, nem como se amam os seres humanos apenas como seres humanos, ”mas sim com ações e em verdade”.
É este amor que nos renova, nos transforma em homens novos, livres, capazes de amar sem medida, de doar-se inteiramente ao próximo, sem esperar nada, absolutamente nada em troca.
Quem diz que “ama a Deus e odeia o seu irmão é um mentiroso: pois quem não ama seu irmão, a quem vê, a Deus, a quem não vê, não poderá amar”. (1 Jo 4, 20)
É importante observarmos o gesto de amor de Jesus para com João e Pedro.
“Um dos discípulos a quem Jesus amava estava à mesa reclinado ao peito de Jesus”. (Jo 13, 23)
João, o discípulo a quem Jesus amava, que também estava de pé junto à Cruz, retribui todo amor de Jesus, sendo ele o mais novo entre os discípulos, mostra toda a sua disposição em seguir a Cristo por meio do seu jeito de amar.
Jesus olha para Pedro que acabara de negá-Lo: “Voltando-se o Senhor olhou, olhou para Pedro”. (Lc 22, 61)
Pedro, sendo o chefe dos discípulos, o qual Jesus confia às chaves do Reino dos Céus e toda a sua Igreja, nega-lhe por três vezes, mas mesmo assim, Cristo continua a amá-lo.
Eis o nosso augusto paradigma, devemos fazer como nos diz Pe. Zezinho em sua bela canção: AMAR COMO JESUS AMOU.
Amar quem nos ama é muito fácil, mas será que nos esforçamos para amar quem nos odeia, quem a cada dia nos aborrece?
Que a Virgem Maria, a Mãe e Mestra do Amor, a qual o mês de maio é consagrado, interceda por nós junto ao seu Filho, para amarmos segundo a vontade d’Ele.
A graça de Jesus Ressuscitado esteja convosco!
Com todos vós está o meu amor em Cristo Jesus.

Segundo Os Tratados sobre o Evangelho de São João, de Santo Agostinho, bispo.
Quinta-feira da 4ª Semana da Páscoa, Ofício das Leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...