terça-feira, 10 de maio de 2011

Seminário em MISSÃO - Conj. Fernando Collor

Quem conduz os discípulos missionários e toda a Igreja é o Espírito Santo.

“Senhor, precisamos de santos e santas de “calça jeans”, homens e mulheres, jovem e adultos, crianças e idosos, santos(as) da alegria, santos(as) do testemunho, santos e santas do amor e da paciência”, como nos ensinou o papa João Paulo II. As crises do mundo e da Igreja, neste tempo forte entre a guerra do laicismo e cristianismo, é a crise de santos e santas. Nós cristãos(ãs) somos chamados a voltar a fonte batismal do mistério pascal de Cristo e ali beber o cálice da nossa santidade, que foi entregue pela remissão dos pecados. Nesta fonte somos filhos(as) e irmãos(as), herdeiros do céu e responsáveis para que todos tenham vida em abundância (Jo 10, 10).






O principal objetivo da missão é promover a adesão à pessoa de Jesus e não de realizar um marketing da fé ou divulgar uma doutrina. A missão não é outra senão a de sermos testemunhas do Ressuscitado.

Jesus disse: …quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo.

O próprio Jesus nos disse estas coisas para que a nossa fé não seja abalada. O principal protagonista da alegria do seguimento de Jesus, é o Espírito Santo. A graça do Espírito Santo e a Alegria vão juntas. A alegria é um dos frutos do Espírito Santo, depois do amor e da paciência. Madre Teresa de Calcutá dizia: … a marca inevitável de um coração que ama é a alegria. Quais nossos gestos concretos de amor? Tenho alegria no meu coração e nas coisas que realizo?



















O testemunho suscita vocações, não podemos pensar o chamado não sendo um enviado. Vocação e missão são os dois lados da mesma moeda. É Jesus quem chama e envia. Neste sentido peçamos ao Espírito Santo por intermédio de Maria, o desejo sincero de caminhar para a santidade, e que nós estejamos prontos para dar cada dia os passos necessários: passos de amor e passos de conversão pessoal, pois estamos a caminho e não prontos, somos caminhantes e não indicadores de caminhos, precisamos percorrer o caminho, conhecê-lo e amá-lo para apresentarmos mapas que indiquem a casa do Mestre. Num mundo de muitos caminhos, escutamos pessoas desorientadas a perguntar: “Mestre, onde moras?” Que cada um de nós seja pelo testemunho, o que viveu ouvindo o convite de Jesus: vinde e vede.



Ser Missionário(a) só na companhia do Mestre; na intimidade com Ele todos os dias; ser caminhante-peregrino, porque ouvinte do apelo: Vem e Segue-me. Ser corajoso porque fiel nas trilhas do Senhor: Não tenhas medo! Ser Amigo Dele por sentir-se chamado pelo nome e amado por inteiro. Ser Testemunha porque obediente ao mandato: Ide, fazei discípulos, entre todas as nações (Volta Grande)!

O mesmo Espírito Santo, desperta o coração daqueles que acolhem o “Anúncio” dos enviados de Jesus Cristo. Mas, não podemos reduzir a missão e o anúncio a um agir puramente humano e esquecer que o Espírito Santo é o seu autor principal. Trata-se do mesmo Espírito que atuou sobre Jesus, nos apóstolos, nos discípulos(as) e nas comunidades primitivas do Cristianismo. Jesus disse estás coisas para que vos lembreis quando chegar “a hora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...