quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vivência no Seminário

Por Seminarista Gedeão Pontes




“Como num só corpo, temos muitos membros, cada qual com uma função diferente, assim nós, embora muitos, somos em Cristo um só corpo e, cada um de nós, membros uns dos outros”. (Rom 12, 4-5)


É exatamente isto, cada qual com uma função diferente, mas cada um com a tarefa de ser membro do outro e junto a Nosso Senhor, formamos a totalidade. Quando me refiro à totalidade, é no sentido de a cada dia, pela graça que nos é dada, aderimos ao processo formativo e pela gratuidade, desfazemos as amarras que teimam em nos prender em tantas vivências que, quando comparadas a Cristo Jesus, já não têm nenhum valor.


Sabemos que aqui ou em tantos outros lugares que já convivemos, como a Igreja, a casa dos nossos pais, a escola ou até mesmo a rua, cada um de nós é um mundo que se junta a outros tantos, formando o universo. No seminário não poderia ser muito diferente. Temos muitos, todos com as suas peculiaridades, nos tornamos diversos e unos ao mesmo tempo. É e não é tão difícil de compreender! Observe:


Cada um é diferente do outro no sentido de trazermos o nosso histórico pessoal. Cada um tem a sua idéia, o seu modo de sentir, de agir... Mas, todos primam pelo que há de mais valioso que é o amor pela vida, pelo bem, e este não é outra coisa senão o amor por Aquele que se entregou por todos nós. A partir daí, percebe-se que o que importa não é primarmos pelo ter, mas sim pelo ser, como nos diz a Pastores Dabo Vobis no capítulo I, nº 8. E ser o quê? Ser parte integrante desta Igreja. Dar literalmente o sangue por ela, afim de que o amor perdure sempre e o homem consiga chegar à vista do Salvador de cabeça erguida, olhando nos olhos de Jesus, pois “A esperança deles está em Quem os salva e os olhos de Deus estão naqueles que o amam”. (Eclo 34, 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...