sábado, 7 de maio de 2011

Testemunho sobre Vida e Vivência no Seminário

Por Seminarista Lucas Rafael



Graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo Ressuscitado estejam convosco!
É com muita alegria com que venho partilhar convosco um pouco da minha vida no nosso Seminário.
A vocação é algo constitutivo, que aos poucos vai mudando a nossa vida, assim como mudou o nome de Simão para Pedro, pedra fundamental da Igreja. Ela nos abre à uma vida de inteira entrega a Deus, à Igreja e aos irmãos de comunidade seminarística.
“Desde o seio materno o Senhor me chamou, desde o ventre de minha mãe pronunciou o meu nome.” (Is. 49,1). Esse chamado é tão forte, que não há coisa alguma no mundo que nos possa arrancar o desejo de seguir a Cristo. Mesmo deixando de lado família, amigos, pessoas que ao longo do tempo foram me ensinando que o caminho de Deus é bom, ou melhor, não existe nada igual, ainda assim vale à pena deixar tudo para seguir a Cristo Bom Pastor.
Eu tive a graça de ter uma família que me apoiou em todas as minhas decisões religiosas, tive a graça de ter um padrinho Sacerdote, o Pe. Valdson, que confiou em mim e me apoiou para que eu seguisse a vontade de Deus. Tive amigos que conseguiram me mostrar que as coisas do alto valem muito mais que as transitórias, onde a traça corrói e o tempo acaba. E, se eu precisar de algum “empurrãozinho” para seguir em frente, sei que ainda posso contar com todos estes.
“A vocação chama primeiro na alma, em forma de exigência; depois propulsiona para frente com a força de um guindaste, com o ardor do ideal, e no fim, outorga a jubilosa certeza de que está caminhando na direção da sua plenitude completa”. (Sacerdotes para o terceiro milênio – Dom Rafael Llano Cifuentes). Depois de eu ter lido este livro, que me ajudou bastante na caminhada, tive certeza de que Deus assim como disse ao profeta Jeremias, a cada dia ele ia me conduzindo cada vez mais na direção do seu plano de AMOR para mim.
“Antes de te modelar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei...” (Jr. 1, 5)
Desde quando comecei a morar no seminário, a minha vida transformou-se de um jeito que jamais imaginaria. É interessante como Deus no seu imenso Amor nos dá a capacidade, de a cada dia, vencermos as nossas barreiras, que começa às 5:45h até a hora de dormir. Todos os dias, temos que “matar um leão, ou melhor, vários leões”, como nos diz o Pe. Horácio.
A convivência aqui no seminário, podemos dizer que é mais que um simples morar, é um compartilhar de tudo por todos, com todos e em todos. Aqui nós também temos que compreender cada um com todos os seus defeitos. Enfim, compreender é amar a todos precisamente porque tem defeitos, se Deus assim o fez, quem somos nós para julgá-los?
Quem compreende, perdoa, e eis o nosso grande desafio, perdoar. Assim como Deus nos perdoa, aqui nós também perdoamos.
A vivência no seminário é assim, “esquecer tudo que é transitório e voltar-se para a eternidade. Porque todas as coisas temporais são pura sedução. Pra que servem as criaturas, se nos afastam do Criador? Temos que deixar tudo, procurar agradar e sermos fiéis ao Criador, para que possamos alcançar a verdadeira bem-aventurança.” (Imitação de Cristo, Livro Terceiro, cap. 1, 2)
Ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, poder e domínio, antes de todos os séculos, agora e por todos os séculos! Amém. (Jd, 24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...