sábado, 21 de maio de 2011

Beatificação da Irmã Dulce

Três mulheres vão apresentar a relíquia de Irmã Dulce aos fiéis.

Caberá a três mulheres a honra de homenagear Irmã Dulce no momento mais emocionante da cerimônia de beatificação que acontece amanhã no Parque de Exposições, na avenida Paralela.
Após a leitura da mensagem do papa Bento XVI que transformará Dulce em beata da Igreja Católica, Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha de Irmã Dulce, Cláudia Cristiane Santos Araújo, a miraculada - mulher que recebeu o milagre da religiosa - e mais uma freira da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus - congregação que Irmã Dulce integrou - farão o rito do ofertório das flores e da relíquia de Irmã Dulce.

De acordo com o padre Manoel Filho, coordenador-geral da cerimônia, enquanto 206 vozes de um coral organizado pelo Conselho Arquidiocesano de Movimentos Eclesiais (Camec) entoarão o hino da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, escrito pelo frei capuchinho Erivan Souza, as três mulheres mostrarão para os cerca de 70 mil fiéis esperados no evento uma partícula óssea de Irmã Dulce.

“É um fragmento retirado de Irmã Dulce quando seu corpo foi exumado”, conta Maria Rita. Em seguida, a relíquia será colocada no altar, abaixo da fotografia oficial da beata. Na recente beatificação do papa João Paulo II, a relíquia mostrada foi uma ampola com o sangue do falecido pontífice.

Celebração
A cerimônia de beatificação de Irmã Dulce seguirá o roteiro litúrgico do Rito de Beatificação do Vaticano, tradição milenar na Igreja Católica. O papa Bento XVI será representado pelo cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, que foi nomeado pelo pontífice como delegado papal na solenidade. Em 2000, foi dom Geraldo, quando era arcebispo primaz do Brasil, que iniciou o processo de beatificação de Irmã Dulce.

O rito que dará a Irmã Dulce o título de beata começará com um pedido do arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, solicitando ao Santo Padre que coloque o nome de Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja. Nesse momento, em nome do papa, o cardeal dom Geraldo solicitará que seja lido um relato da vida de Irmã Dulce e em seguida ele lerá o decreto apostólico do papa Bento XVI, inscrevendo Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja Católica.

Depois da leitura do decreto, será revelada a imagem oficial, em fotografia plotada de 4m x 5m, da nova beata.

Convidados
A presidente Dilma Rousseff, primeira presidente mulher do Brasil, já confirmou sua presença no evento. Outros políticos, como o senador José Sarney, devoto de Irmã Dulce, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra, também já confirmaram presença. O presidente da TV Bahia, Antonio Carlos Júnior representará o pai, Antonio Carlos Magalhães, que era muito amigo da beata.

A cerimônia terá a participação de mais de 500 religiosos, entre padres, arcebispos, bispos, diáconos e seminaristas de todo o Brasil.

O evento religioso será transmitido para todo o país através dos canais Canção Nova e TVE. Além disso, o portal na internet da Arquidiocese de Salvador e das Obras Sociais Irmã Dulce fará transmissão ao vivo.

Acessos
Segundo o padre Manoel Filho, os fiéis deverão entrar no Parque de Exposições pelo portão da avenida Paralela. Quem vai para o parque de carro particular terá 3 mil vagas de estacionamento à disposição. Cada vaga custará R$ 10. “As vagas são no estacionamento em frente ao parque e no estacionamento Aeropark que fica ao lado”, explica padre Manoel.

Para evitar o grande volume de carros, o padre Valson Sandes, que organiza fiéis do IAPI, Santa Mônica e Caixa D´Água, aconselha usar o transporte coletivo ou pegar carona com amigos. “Da nossa comunidade sairão seis ônibus, que já estão lotados e ainda muitos fiéis irão com seus próprios automóveis. Incentivei favorecer o transporte solidário é claro”.

Fonte: www.correio24horas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...