sábado, 10 de dezembro de 2011

Filme que mostra Jesus Cristo sendo apunhalado causa polêmica na Índia.



 


Vatican Insider


Autoridades da Índia prenderam os responsáveis por um filme cujo pôster coloca pinturas satânicas sobre a imagem de Cristo e mostra um homem apunhalando o crucificado.

Depois de vários protestos de organizações cristãs como o Catholic Secular Forum (CSF) contra o filme “Who’s there?” [Quem está lá?], o governo indiano tomou providências.

O diretor Ejaz Ahmed, o produtor Washim Sheikh e o publicitário KA Jauhar, foram presos e devem responder às acusações de “ferir os sentimentos religiosos”, “intenção maliciosa” e “insulto à crença religiosa”.

Eles violaram as normas cinematográficas do país. Depois de pagarem fiança foram soltos e aguardarão o julgamento em liberdade. Grupos cristãos pediram ao Tribunal de Mumbai penas severas para os acusados.

O secretário-geral da organização CSF afirma que a sentença poderia ser dada imediatamente, pois o pôster publicitário do filme viola o artigo 38 do regulamento cinematográfico da Índia, sendo a Junta Central de Certificação de Cinema.

A imagem em questão é Cristo, numa cruz, sendo apunhalado por um homem que segura um cálice onde está escrito: “Desta vez o mal vai triunfar”. As primeiras imagens publicitárias e o trailer trazem mensagens como “Esperem a verdade inesperada” ou “Diremos quem Jesus Cristo realmente é”, enquanto mostram Jesus sendo golpeado por adagas e uma cruz invertida.

O líder cristão Babu Joseph classificou “Who’s there?” como “um filme que ofende a fé e os sentimentos de todos os cristãos e contribui para difundir o ódio contra nós”. Na Índia, a minoria cristã, cerca de 2%, costuma ser perseguida por extremistas hindus e muçulmanos.

Por isso, enfatizou ele, “Pedimos que este filme seja retirado dos cinemas. Existem forças na Índia que desejam criar atritos sociais agindo no campo religioso. A fé cristã é quase sempre ilustrada de modo falso e equivocado, isso a desacredita e apenas fomenta o ódio. Não está claro quem está por trás deste filme, mas sabemos que forças extremistas hindus estão espalhados na sociedade e nos meios de comunicação. Os cristãos veem na religião um fator de paz. Condenamos todo ato blasfemo, contra qualquer religião”.

Para muitos, “esta é a pior representação possível do cristianismo”. Por isso, a CSF iniciou um abaixo-assinado que já conta com mais de 2.000 assinaturas que exigem ver essa produção banida. A história do filme de terror que estreou no mês passado em alguns cinemas da Índia é sobre um casal que é atormentado por um fantasma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...