terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ícones da Jornada Mundial da Juventude em Sergipe






A coletiva sobre a programação da chegada da CRUZ PEREGRINA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE, PARA A QUINTA, 22, ÀS 9 horas, na Cúria Metropolitana de Aracaju.

Iremos Divulgar o BOTE FÉ, evento  que marca a CHEGADA DA CRUZ PEREGRINA E DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE (JMJ). Os símbolos da Jornada vão está em Sergipe nos dias 5 a 7 de janeiro.

Também vai estar presente o consultor educacional, Ricardo Augusto Quaresma Chagas,  que apresentará o PROGRAMA NACIONAL “CAIXA DE FERRAMENTAS” – PNCF, elaborado com base de estudos desenvolvidos ao longo de dez anos pelo Consultor e que vem aperfeiçoando o método por intermédio da realização de apresentações em todo o Brasil. Este conceito foi desenvolvido junto à juventude utilizando os meios de comunicação e entretenimento.

Evento: Coletiva de Imprensa  - PROGRAMAÇÃO DA CHEGADA DA CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE E PROGRAMA NACIONAL “CAIXA DE FERRAMENTAS” – PNCF

Presenças: Pe. Geofredes Alves de Oliveira, assessor do     Setor Juventude e o Consultor e Ricardo Augusto Quaresma Chagas

Data: 22 de Dezembro de 2011

Horário: 9 horas

Local: Cúria Metropolitana de Aracaju, Praça Olímpio Campos, 228



“Jornada Mundial da Juventude”

Com a escolha do Brasil para sediar a Jornada Mundial da Juventude em 2013, na cidade do Rio de Janeiro, a Cruz da Jornada e o Ícone de Nossa Senhora começaram uma peregrinam em todo o Brasil, que teve início no dia 18 de setembro de 2011, quando ambos foram acolhidos na Arquidiocese de São Paulo.
 A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro, durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final do Ano Santo, depois de fechar a Porta Santa, o papa João Paulo 2º deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço em Roma. Estas foram as palavras do papa naquela ocasião:"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção".
 Desde 1984, a Cruz da JMJ peregrinou pelo mundo, através da Europa, além da Cortina de Ferro, e para locais das Américas, Ásia, África, Austrália e Espanha, estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude. Em 1994, a Cruz peregrina pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
 Em 2003, o papa João Paulo 2º presenteou os jovens com um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
 "Hoje eu confio a vocês… o Ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

Lema da JMJ 2013

O papa Bento XVI anunciou que o lema da Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, será "Ide e fazei discípulos de todos os povos", expressão baseada no Evangelho segundo São Mateus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...